Os festivaleiros que queiram começar um dia mais cedo o NOS Primavera Sound vão ter concertos e DJ Sets em cinco bares do centro do Porto, na noite de 7 de junho. A música começa às 22h00 e o acesso é gratuito.

O Café Au Lait inicia a sua programação com DJ Lynce e continua com O Gringo Sou Eu e Hugo Capablanca enquanto o Maus Hábitos recebe Brutus, Mueran Humanos, DJ Nuno Lopes e La Flama Banca DJ set.

A noite segue em formato eletrónico no Plano B com a presença de Surma e Borusiade na sala principal, Rui Maia e Moscoman em formato DJ set na Sala Cubo e ainda a actuação de UN0 na Galeria.

No Passos Manuel ganham destaque os ambientes visuais, com performances de Boris Chimp 504 e The Suicide of Western Culture, no Auditório, e DJ Kitten a tomar conta da Pista.

O Hard Club vai receber na Sala 1 Shura, que no ano passado atuou no Primavera Sound de Barcelona, Las Bistecs, Jessy Lanza, e The Black Madonna. Na Sala 2 estarão LINCE, Juana na rap e MVRIA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“São os bares que terão mais a ver com o público do festival”, disse José Barreiro, em conferência de imprensa, para justificar a escolha dos cinco espaços. O diretor executivo do festival explicou ainda que no Hard Club também será possível trocar os passes gerais por pulseiras. Quem tiver pulseira “terá acesso privilegiado às festas”, sublinhou José Barreiro. “Não exclusivo, mas privilegiado.”

Combate às beatas e uma programação especial para as crianças

“Prevemos a maior afluência de sempre”, disse José Barreiro, sobre a 6.ª edição do NOS Primavera Sound, que acontee nos dias 8, 9 e 10 de junho. Bon Iver, Aphex Twin e Justice são os cabeças de cartaz e os passes gerais já estão esgotados. Mas ainda há bilhetes diários à venda para todos os dias. A lotação diária é de 30 mil pessoas.

Para além de encher o Parque da Cidade, José Barreiro quer reduzir a pegada de milhares de pessoas no pulmão verde da cidade. “No ano passado fomos pioneiros nos copos reutilizáveis, este ano todo o festival vai utilizar embalagens biodegradáveis, vai diminuir imenso o plástico e o papel no festival”, anunciou. Mais: “vamos fazer um combate às beatas de cigarro, que é das coisas mais difíceis de limpar, distribuindo cinzeiros portáteis.”

Como já é habitual, no fim de semana anterior há um dia dedicado às crianças. Integrado na Festa da Criança, que vai acontecer nos dias 1, 2, 3 e 4 de junho, nos jardins do Palácio de Cristal, o Palco mini NOS, situado na Concha Acústica, vai receber o projeto Mão Verde (Capicua e Pedro Geraldes), Throes + The Shine e a comemoração dos 50 anos de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.