A polícia alemã deteve esta terça-feira um jovem de 17 anos suspeito de planear um atentado suicida em Berlim. O jovem é de nacionalidade síria e foi detido na região de Uckermark, no nordeste de Berlim.

De acordo com o comunicado lançado no Twitter da polícia local, o jovem de 17 anos terá entrado na Alemanha como requerente de pedido de asilo em 2015. Entrou na União Europeia enquanto menor não acompanhado e reside numa casa de acolhimento em Uckermark.

Ao que tudo indica, a denúncia terá sido feita por uma pessoa da casa de acolhimento onde o jovem mora e que dava conta de que o rapaz se tinha aliado ao jihadismo.

A informação foi avançada por um porta-voz do ministro do Interior do estado de Brandenburgo e confirmada num comunicado no Twitter.

Potsdam. Hoje de manhã as forças de operações especiais da polícia do condado de Brandenburg deteve um jovem de 17 anos de idade em Uckermark.

A polícia seguiu instruções de uma pessoa com quem o jovem habita, que indicou que o jovem, da área de Bude, se tinha aliado ao jihadismo. (…)

A origem do jovem de 17 anos ainda não pode ser esclarecida. Ele entrou na Alemanha e está temporariamente registado no país como requerente de asilo, desde o ano de 2015. Desde 2016, está num lar para menores não-acompanhados em Uckermark. (…)

Ele não foi ferido no decorrer das operações. O lar onde residia está a ser alvo de buscar por funcionários da Polícia Criminal.

As provas de que estaria a planear um atentado suicida ainda não foram obtidas no âmbito da investigação policial em curso.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR