A Cooperativa dos Proprietários de Farmácia – Cooprofar anunciou esta terça-feira o lançamento de uma campanha que visa sensibilizar a população portuguesa sobre a obesidade, indicou a organização.

“Uns quilos a mais são uns anos a menos” é o lema da campanha e a frase que se lê em centenas de milhares de folhetos que, conforme indicou à agência Lusa fonte da Cooprofar, serão distribuídos por 1.200 farmácias localizadas de norte a sul do país.

O objetivo da campanha, que também tem como ‘slogan’ “A saúde começa aqui”, é informar os utentes das farmácias dos problemas associados à obesidade, indicando alguns hábitos diários que potenciem a aposta na prevenção e demonstrando a importância de se adaptar o tratamento ao contexto de cada pessoa. Além dos folhetos informativos, serão distribuídos blocos de registo de peso para monitorização e controlo do peso e uma régua para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e do Índice de Superfície Corporal (ISC).

A Cooprofar pretende também promover o papel que pode ter a farmácia, aconselhando as pessoas a recorrer ao seu farmacêutico para saber que tipos de suplementos e medicamentos existem para tratar a obesidade e qual se poderá adaptar melhor à situação de cada utente.

Em comunicado enviado à Lusa, a Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, que tem sede em Gondomar, distrito do Porto, recorda, a propósito, que a Organização Mundial da Saúde classifica a obesidade como uma epidemia que mata atualmente cerca de 2.8 milhões de pessoas, sendo causa de muitas complicações de saúde.

“A obesidade contribui para uma menor expectativa de vida, mobilidade limitada, problemas nas articulações, ataques cardíacos, baixa auto estima, problemas respiratórios, hipertensão arterial, diabetes, depressão e colesterol alto”, refere a nota da Cooprofar que recorda que a farmácia é muitas das vezes o primeiro contacto das pessoas na cadeia de assistência quotidiana em saúde.