Um carro armadilhado explodiu ao início da manhã desta quarta-feira, no bairro diplomático em Cabul, no Afeganistão, no que descrevem ter sido uma “grande explosão”. O incidente ocorreu perto da embaixada alemã. A explosão fez pelo menos 90 mortos e feriu mais de 400 pessoas, segundo o ministério de Saúde Pública afegão. Alguns dos feridos são funcionários do governo dos Estados Unidos, confirma a CNN.

A explosão da viatura armadilhada ocorreu no distrito policial, perto da praça Zanbaq, na área diplomática da capital afegã, cerca das 8h25 (4h55, em Lisboa). A área tinha um alto nível de segurança por aí se encontrarem várias embaixadas. O centro de imprensa do governo afegão aumentou para 90 o número de mortos no atentado, atualizando também o número de feridos para 400. Há ainda relatos de dezenas de automóveis destruídos pela explosão.

Najib Danish, porta voz do ministério do Interior, confirmou o ataque no seu Twitter.

No tweet, Danish refere: “8h25 quarta-feira, Ataque suicida com carro-armadilhado, Distrito Policial perto de Cabul, praça Zanbaq, Mais detalhes mais tarde”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel disse que o ataque desta manhã feriu funcionários da Embaixada da Alemanha e matou um guarda afegão no exterior do edifício. O chefe da diplomacia alemã afirmou que todos os trabalhadores da embaixada estão já em segurança e enviou condolências à família do segurança morto. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ativou um gabinete de crise para lidar com a situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas. Desejamos aos feridos uma recuperação rápida”, disse Gabriel, prometendo que o ataque não abalará a determinação alemã em “apoiar o regime afegão com a estabilização do seu país”.

Também as embaixadas francesa e alemão sofreram danos devido à explosão, revelou Marielle de Sarnez, ministra francesa, à rádio Europe 1. “Há danos materiais na embaixada de França e há também danos materiais na embaixada da Alemanha“, relatou a ministra à rádio.

Chefe da diplomacia da Índia, no seu twitter, relata que a embaixada da Índia não registou vítimas nem feridos desta explosão. Sushma Swaraj escreve que “Graças a Deus, o pessoal da Embaixada indiana saiu ileso da enorme explosão de Cabul”. No entanto, o edifício sofreu “danos consideráveis”, com “várias janelas partidas e portas rebentadas”, avançou o embaixador Manpreet Vohra.

A BBC relata que quatro jornalistas da estação britânica ficaram feridos, na sequência do ataque que atingiu a carrinha onde os profissionais seguiam. No comunicado no Twitter, lamentam ainda a morte do condutor da carrinha onde seguiam. Mohammed Nazir – de origem afegã – trabalhava para a estação há mais de quatro anos.

“Realizar tais ataques no mês sagrado do Ramadão é completamente contra a Humanidade”, considerou Conselho Afegão de Ulemas, o principal órgão religioso do país que inclui clérigos muçulmanos e académicos sobre Religião e Direito, citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas a explosão acontece depois do anúncio da “ofensiva de primavera” dos talibãs, contra as forças estrangeiras no país. Talibãs negam a responsabilidade pelo ataque.