A Coreia do Norte ameaçou esta quarta-feira lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) depois de Washington ter realizado um teste de interceção de mísseis no Pacífico.

EUA testam interceção de míssil intercontinental

Na terça-feira, os Estados Unidos indicaram que um míssil intercontinental, lançado do Centro de Testes Reagan instalado nas ilhas Marshall, no Pacífico, foi intercetado com êxito por um outro míssil disparado da base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência do teste norte-americano, a Coreia do Norte diz estar “preparada” para um novo ensaio. “Nós estamos preparados para lançar os ICBM para onde quisermos, sob as ordens do comandante supremo [Kim Jong-Un]” refere o Rodong Sinmun, órgão oficial do partido único no poder em Pyongyang.

Os Estados Unidos devem estar conscientes de que não é em vão que falamos do nosso poder para reduzir a cinzas o “antro do diabo” com as nossas armas nucleares.”

Pyongyang anunciou terça-feira o lançamento de um míssil sobre o mar do Japão, que suscitou a condenação de vários países. Foi o terceiro ensaio da Coreia do Norte em três semanas e o décimo segundo desde o princípio do ano, apesar das resoluções das Nações Unidas que proibem Pyongyang de manter o programa balístico e nuclear.