Provavelmente nunca ouviu falar deste cosmético: essência. Essência de quê?, deve estar a perguntar-se. Mas já tínhamos falado dele em 2015 quando mostrámos a rotina de beleza das mulheres coreanas, conhecidas pela sua pele perfeita. Explicando de forma simples, a essência é um concentrado com textura em spray que mantém a pele húmida e macia. O principal objetivo é, acima de tudo, “encharcar” a nossa pele com humidade (lembre-se que a pele é como uma esponja que, quando molhada, torna-se mais absorvente) para que haja uma melhor penetração dos cosméticos que se aplicam de seguida.

É, por isso, um passo bastante importante na rotina das coreanas que aplicam sempre uma essência antes de qualquer outro produto. Além de hidratarem, as essências também vêm com outros ingredientes que deixam a pele firme e luminosa.

Mas não são as essências iguais aos séruns?

Bem, sim e não. Janet Pardo, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da marca Clinique (e que ajudou a criar a essência da marca, ainda não disponível em Portugal mas que pode comprar online) explicou ao site Into the Gloss que os séruns vêm, normalmente, em frascos mais pequenos e com concentrações mais altas de ingredientes muito específicos, ao passo que as essências podem ser embaladas com muitos e variados ingredientes que se vão fundir na pele. As mulheres nos mercados asiáticos são fãs deste tipo de loções aquosas há décadas mas agora que o produto está a ser filtrado para os mercados americanos e europeus, as tecnologias estão a ficar melhores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um bom exemplo desta fusão de tecnologias é o novo Essence Concentrée Éclat de Caudalie que acabou de chegar a Portugal, resultado de uma temporada da sua fundadora, Mathilde Thomas, na Ásia. A marca chama-a de essência híbrida, entre uma loção e um sérum, com uma textura aquosa e, consequentemente, rica em ativos. Basicamente, prepara a pele para receber os ativos do sérum (aplicado de seguida) e, desta forma, aumentar a sua eficácia. Ao ficar “encharcada” de humidade, a pele vai absorver muito mais facilmente o que aplicar de seguida.

Como usar uma essência?

Ao invés de colocar num disco de algodão e esfregar na pele (como se faz normalmente com os produtos de limpeza ou o tónico) ou de borrifar e massajar (como faz com o creme ou o sérum), as essências têm uma técnica especifica de aplicação — à moda das coreanas, claro. Coloque um pouco na sua mão e, com a ponta dos dedos, vá pressionando lentamente ao longo do rosto, começando no queixo e movendo para cima. Pode também usar um disco de algodão, desde que aplique com leves pressões.

Na fotogaleria, em cima, veja algumas das essências que já pode encontrar no nosso país para começar a “molhar” a sua pele com ingredientes poderosos.