Apontado como um dos modelos preponderantes na estratégia de crescimento da Hyundai na Europa, a qual visa tornar o fabricante de Seul a marca automóvel asiática número 1 na Europa até 2021, o futuro crossover Kona, que apenas em Portugal ostentará a designação de Kauai, tem, finalmente, data oficial de apresentação mundial: dia 13 de Junho.

Destinado ao hipercompetitivo segmento B crossover, o Kauai tem vindo a ser antecipado não só através de vários teasers e informações parceladas, mas também na sequência de fotos não-oficiais captadas, por exemplo, em Lisboa. Onde o modelo esteve há não muito tempo, para realizar várias sessões fotográficas.

Hyundai fotografa Kona em frente ao PCP

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcado por linhas irreverentes e descontraídas, ainda que fortemente personalizadas, o Hyundai Kauai posicionar-se-á como a nova proposta de entrada na família SUV do construtor, logo abaixo do Tucson. Sendo que, apesar de se tratar de um crossover mais vocacionado para ambientes citadinos, a Hyundai prometeu já que não deixará de ser “um verdadeiro SUV” – afirmação que faz acreditar que o modelo possa vir a contar, por exemplo, com uma versão 4×4.

Rival assumido de propostas como o Nissan Juke, o Kauai utiliza muitas das soluções técnicas estreadas no modelo i20, combinadas com motores que a marca actualmente disponibiliza com o i30. Sendo que previsto está também que o modelo da Hyundai venha a ter um irmão-gémeo, mas para comercialização com o badge da Kia – que, de resto, foi já apanhado por diversas vezes em testes de estrada.

Com apresentação mundial marcada para o próximo dia 13 de Junho, o Hyundai Kauai deverá, no entanto, ter o primeiro contacto com o público, no próximo Salão Automóvel de Frankfurt. Com as vendas a arrancarem ainda antes do final do ano.

Já o modelo da Kia só deverá ser apresentado por volta dessa mesma data ou, na pior das hipóteses, no início de 2018.