O primeiro-ministro falou esta quinta-feira sobre alegria no Dia Mundial da Criança, considerando que o seu ministro Mário Centeno “é uma pessoa alegre” e que o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, “é uma pessoa menos alegre”. António Costa, acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, visitou a Escola Básica e Jardim Infância Ressano Garcia – um edifício ao lado da Presidência do Conselho de Ministros.

No final, o líder do executivo evitou falar sobre política com os jornalistas e foi num tom humorístico que respondeu com poucas palavras a algumas perguntas. “A alegria é ter muitos amigos e poder brincar”, começou por dizer o primeiro-ministro, antes de ser interrogado se o país já teve alegrias suficientes e se uma eventual subida do ‘rating’ da República Portuguesa completará um ciclo de boas notícias.

“A alegria nunca é suficiente. Queremos sempre mais alegria”, referiu, sendo depois confrontado com a questão relativa a uma eventual escolha do seu ministro das Finanças, Mário Centeno, para o cargo de presidente do Eurogrupo. Costa reagiu logo: “É uma pessoa alegre também”.

Já sobre as críticas feitas na quarta-feira pelo presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, segundo as quais o Governo atual se estará a aproveitar do trabalho feito pelo anterior executivo, o primeiro-ministro deixou o seguinte comentário: “É uma pessoa menos alegre”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR