Milhares de militares da NATO e de nações parceiras da organização estão esta quinta-feira em exercícios na Europa central e de leste, em dois exercícios que visam demonstrar a sua cooperação e capacidade de resposta rápida.

Cerca de quatro mil militares norte-americanos e europeus, de 14 países, participam no exercício anual da marinha Operações no Báltico, que começou esta quinta-feira no porto polaco de Szczecin.

A 45.ª edição do também chamado exercício BALTOPS envolve forças marítimas, aéreas e terrestres com cerca de 50 navios e submarinos e mais de 50 aeronaves, e irá decorrer até 16 de junho.

O treino inclui “detetar e combater submarinos e minas do mar, o uso de defesa aérea e tropas de desembarque, bem como defesa contra navios da marinha“, afirmou porta-voz do exercício, Jacek Kwiatkowski.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As tropas europeias são da Bélgica, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Lituânia, Letónia, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Suécia e Polónia.

O BALTOPS começou como exercício da NATO em 1972. As antigas nações do Bloco de Leste juntaram-se em 1993, quando envidaram esforços para se tornarem membros da Aliança.

Entretanto, na Roménia, outros dois mil soldados, mil funcionários e 500 veículos de onze países da NATO estão em exercícios no âmbito do chamado “Noble Jump 2017”, que se iniciou na segunda-feira na Grécia.