Os dados do Institute for Economics and Peace (Instituto para Economia e Paz) concluem que Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo no índice do Global Peace Index. O estudo envolveu 163 países e Portugal subiu do quinto para o terceiro lugar relativamente ao ano passado.

A acompanhar Portugal no pódio estão a Nova Zelândia (em segundo) e a Islândia (em primeiro) que ocuparam os lugares que eram antes da Dinamarca e da Áustria.

No fundo da tabela aparecem a Síria, como país menos pacífico pelo quinto ano consecutivo, seguida do Afeganistão, do Iraque, do Sudão do Sul e do Iémen.

O número de países com um número recorde de mortes por terrorismo teve um pico histórico e afetou sobretudo Dinamarca, Suécia, França e Turquia.

O mesmo índice concluiu que, em termos gerais, o nível de paz melhorou em 93 dos países estudados e piorou em 63. A América do Norte teve uma das maiores quedas neste grau de pacifismo – caiu 22 lugares para o 114º lugar, por causa dos conflitos internos, do terrorismo e da criminalidade.

O Global Peace Index vai na 11ª edição avalia os países de acordo com 23 indicadores. Entre esses indicadores, estão os níveis de militarização, insegurança, violência doméstica, instabilidade política ou conflitos a nível interno e internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR