A polícia grega anunciou este sábado a detenção de 12 pessoas no âmbito de uma operação que desmantelou uma rede de tráfico de imigrantes que eram transportados da Grécia para outros países, principalmente da União Europeia.

Em comunicado, a polícia grega adianta que a operação, realizada na passada terça-feira e quarta-feira, foi feita em conjunto com a Europol e a agência britânica contra o crime organizado.

Segundo a polícia, foram detidos em Atenas doze estrangeiros, dos quais sete são membros da rede, quatro imigrantes que estavam à espera para sair da Grécia e um cidadão afegão com documentos falsos.

A rede, que operava a partir da região de Atenas e do norte do Iraque, organizava transporte rodoviário de imigrantes para o norte da Europa, pela chamada “rota dos Balcãs”, mas também fornecia documentos falsos e bilhetes de avião para vários países da União Europeia ou destinos mais distantes como o Canadá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O preço da viagem variava entre os 2.000 e os 10.000 euros de acordo com o destino escolhido pelos imigrantes ilegais, sendo a Suíça, França, Alemanha, Espanha e Suécia os países mais populares na Europa, mas também existiam rotas para o Reino Unido e Holanda.

A polícia grega refere também que a viagem para o Canadá custava cerca de 16.000 euros.

Durante a operação, a polícia também apreendeu 17 passaportes, oito documentos falsos de identidade, bilhetes de avião, telemóveis e 3.400 euros em numerário.

Cerca de 60.000 migrantes e refugiados estão retidos na Grécia desde o encerramento das fronteiras na Europa há mais de um ano.