A inflação no conjunto dos países da OCDE foi de 2,4% em abril, face a igual mês do ano anterior, e uma décima mais que em março, sobretudo devido ao “aumento significativo” dos países-membros europeus, foi divulgado esta terça-feira.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a inflação homóloga na União Europeia subiu quatro décimas em abril, para 1,9%.

Entre os países da moeda única, a inflação homóloga subiu quatro décimas em abril na Alemanha, para 2,0%, cinco décimas na Itália, para 1,9% e uma décima em França, para 1,2%. Em Espanha, a inflação subiu para 2,6 % em abril, uma das mais elevadas da zona euro, só superada pela Bélgica (2,7%), Letónia (3,3%) e Estónia (3,6%).

Fora do Velho continente, a inflação homóloga em abril foi de 2,2% e no Canadá manteve-se estável em 1,6%. A Turquia apresentou um crescimento da inflação homóloga em abril de 11,9% e o México na casa dos 5,8%.

No conjunto da OCDE, a evolução em abril, quando comparada com igual mês do ano anterior, foi pressionada pelos preços dos alimentos (1,1%), contra 0,9% no mês de março passado.

Por seu lado, os preços da energia abrandaram passado de um crescimento de 9,1% em março para 8,2% em abril, em termos homólogos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR