Já são conhecidos os dois vencedores do Prémio Inovação PT nas categorias Finalistas de Mestrado/Doutoramento e Startups. A plataforma NeuroPsyCAD foca-se na área do diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas e o QStamp® na medição de variáveis externas através de nanossensores. Os dois vencedores apostam na utilização de plataformas cloud e em algoritmos inteligentes.

O vencedor da categoria Finalistas Mestrado/Doutoramento conta com um prémio monetário de 5 mil euros e serviços Cloud PT no valor de 5 mil euros. O vencedor na categoria Startups recebe um prémio monetário de 15 mil euros e outros 15 mil euros de serviços Cloud PT. Ambos os trabalhos garantem o acesso ao ecossistema promocional da PT, assim como a possibilidade de acompanhamento de mentoring e coaching para o desenvolvimento dos respetivos projetos.

Na categoria académica a NeuroPsyCAD distinguiu-se das restantes ideias por ser uma plataforma baseada na cloud capaz de oferecer um suporte eficiente e preciso no diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas, comparando a imagem biomédica do paciente com uma base de dados. Os resultados surgem em poucas horas, contrariamente aos vários meses que o processo pode demorar quando feito de forma tradicional.

No lado das startups o projeto vencedor da Mater Dynamics, o QStamp®, é um sensor flexível, low cost, que utiliza nanossensores para medir a temperatura, humidade, pressão e luz de um determinado local para, posteriormente, enviar os dados recolhidos para uma base de dados, através de um software que converte os dados em ficheiros que podem ser lidos por diferentes programas e sistemas.

O Prémio Inovação PT destina-se a potenciar o talento nacional e a divulgá-lo dentro e fora do país. Foi pensado para finalistas de Mestrado ou Doutoramento e para startups portuguesas em fase de incubação, que desenvolvam projetos inovadores em diferentes áreas tecnológicas: 5G e Future Networks; Redes e Tecnologias Óticas; Cloud, SDN, NFV; IoT, SmartLiving e Smart Objects; Big Data & Analytics; Plataformas de serviços; TV Interativa; e Segurança & Privacidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR