A dúvida precisava de ser dissipada: afinal, numa marca como a Audi, cujo emblema são os quatro anéis encadeados, qual é o modelo que se pode arvorar de verdadeiro “Senhor dos Anéis”? Qual é o mais rápido? Razão pela qual o conhecido programa de televisão britânico Top Gear levou para a pista três dos modelos mais desportivos do construtor de Ingolstadt!

Num confronto de muitos cavalos de potência, estiveram três propostas especialmente “agressivas”, ainda que conceptualmente muito diferentes: um superdesportivo de motor atmosférico colocado em posição central como é o caso do R8, um executivo pejado de esteróides de nome S8 e uma familiar carrinha, mas para homens de barba rija, como é a RS6 Avant. Todos eles equipados com a famosa tracção integral permanente quattro.

E se a favor do R8 Plus jogava, à partida, não apenas o facto de ser o mais leve de todos (1.680 kg), mas também o V10 5,2 litros de 610 cv com caixa S tronic de sete velocidades capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos, já a RS6 Avant Performance respondia não só com o título de familiar mais rápido da gama da Audi, mas principalmente com um V8 4,0 litros TFSI de 605 cv que, com uma caixa Tiptronic de oito velocidades e conversor de binário, anuncia não mais que 3,7 segundos dos 0 aos 100 km/h. E isto, apesar de um peso total de 2.025 kg!

Já o S8 reivindicava o direito de estar presente não só pelo facto de partilhar com a RS6 Avant Performance a base rolante, motor incluído, mas também por, em termos de peso, ostentar apenas mais 40 kg, e não perder mais que uma décima de segundo para a “irmã”, na aceleração dos 0 aos 100 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final, dúvidas desfeitas e a confirmação do favoritismo: o R8 V10 Plus, recorrendo tal como os restantes ao sistema “Launch Control”, acabou por e consagrar como o verdadeiro “Senhor dos Anéis”, ainda que nos primeiros metros a RS6 Avant tenha conseguido acompanhá-lo. Já o S8, só conseguiu aproximar-se do modelo mais familiar nos metros finais.

Depois de ser igualmente o mais rápido a atingir 96 e 160 km/h, o R8 voltou a ser o mais veloz no quarto de milha (400 metros), que cumpriu em 10,9 segundos, com a RS6 Avant a ficar-se pelos 11,5 segundos e o S8 ligeiramente atrás, com o tempo de 11,7 segundos.