O Consulado-Geral de Portugal em Maputo vai lançar um guia para quem já vive ou pretende deslocar-se a Moçambique, anunciou, esta sexta-feira, o cônsul-geral, Frederico Silva, à Lusa.

O guia ambiciona abarcar “todos os quadros possíveis e imaginários” da realidade moçambicana, tanto nas questões de ordem legal e regulamentar, como do quotidiano, referiu. Vão ser abordadas questões relacionadas com a residência no país, negócios ou visitas pontuais de âmbito turístico, académico, assim como outros cenários.

A iniciativa surge em parceria com um escritório de advogados moçambicanos, sediado em Maputo, filial de um grupo português que já lançou um guia semelhante em Macau, há dois anos. “Desde janeiro que temos estado a trabalhar intensamente” para o guia ser disponibilizado na Internet, num novo portal do consulado que vai ser ativado até final do mês.

A primeira apresentação vai ser feita durante as comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades, sábado, em Maputo. As celebrações incluem concertos e exposições ao longo de todo o dia no recinto da Escola Portuguesa de Maputo, naquele que é por tradição um dos principais eventos anuais da capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR