Navio-almirante na oferta da marca dos quatro anéis, o Audi A8 prepara-se para dar a conhecer, já no próximo dia 11 de Julho, a sua quarta geração, marcada por um anunciado salto evolutivo face ao antecessor. Desde logo, em termos tecnológicos, com o fabricante de Ingolstadt a garantir que o modelo será capaz de circular sem qualquer consumo de combustível, quando a velocidades estabilizadas entre os 55 e os 160 km/h.

Na base desta aptidão, explica a Audi em comunicado, está o sistema híbrido que marcará presença em todas as motorizações do A8 e que, basicamente, consiste num motor eléctrico refrigerado a água, que funciona a 48V e que desempenha igualmente as funções de alternador e de motor de arranque, surgindo montado à frente do motor e funcionando de forma complementar ao motor de arranque tradicional. O construtor alemão salienta que, este último motor de arranque, assegurará exclusivamente os arranques a frio. Fazem igualmente parte deste sistema híbrido uma bateria de iões de lítio montada na bagageira, um carregador de 10 Ah, além de um sistema eléctrico de 48V.

Novo Audi A8 vai ter propulsão extra eléctrica

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Graças a este sistema, o novo A8 poderá circular com o motor de combustão desligado, sempre que a velocidades entre os 55 e os 160 km/h, e a partir do momento em que o condutor tire o pé do acelerador. Mantendo-se assim por um período de não mais que 40 segundos, com o próprio carro a revelar, inclusivamente e sempre que nesse modo de condução “à vela”, inteligência suficiente para perceber quanto está a aproximar-se perigosamente do carro que segue à sua frente. A partir do momento em que o condutor volta a pressionar o acelerador, o motor de combustão é reactivado, com o carro a aumentar, prontamente, a velocidade.

A par desta tecnologia, os engenheiros da Audi incorporaram igualmente no novo A8 um sistema Stop&Start mais evoluído, que se mantém activo até aos 22 km/h, e que, além disso, integra uma nova funcionalidade, denominada “Predictive Convenient Starting”. A qual, recorrendo a uma câmara colocada na frente do carro e a sensores, consegue detectar o momento em que o carro à nossa frente começa a andar, ligando de imediato o motor do A8, mesmo que o condutor, distraidamente, continue com o pé no travão. Solução que, acredita o fabricante, poderá contribuir para um maior fluir do trânsito, graças a um mais rápido estado de prontidão da parte da viatura.

Fruto quer do sistema híbrido, quer de uma mais inteligente gestão do motor, a quarta geração do Audi A8 deverá ser capaz de garantir reduções nos consumos de até 0,7 litros, em cada 100 km.

Recorde-se que o futuro Audi A8 tem apresentação já agendada para o próximo dia 11 de Julho, durante o primeiro Audi Summit, que terá lugar em Barcelona, Espanha.