A TAP e a SATA surgem na 51.ª e 75.ª posições, respetivamente, num ‘ranking’ das 87 melhores companhias aéreas divulgado esta segunda-feira, enquanto o Aeroporto de Lisboa, no 57.º lugar, é o único português entre 76 aeroportos.

Em comunicado, a empresa especializada na defesa dos passageiros aéreos AirHelp refere que a TAP, apesar de ter descido na tabela face ao último ‘ranking’ divulgado (no verão de 2016), melhorou a pontuação final de sete para 7,2 pontos.

A TAP subiu no parâmetro da pontualidade (passou de 6,4 para 7,8), manteve a avaliação em termos de qualidade e serviço (6), mas desceu no tratamento de reclamações (passou de 8,5 para 7,9)”, conclui o estudo AirHelp Score, que desde 2015 avalia a qualidade e serviço, pontualidade, tratamento de reclamações e análise de redes sociais das várias companhias aéreas a nível mundial.

Já a SATA, na 75.ª posição, melhorou a pontualidade (passou de 7,2 para 7,8) e manteve a qualidade e serviço (6), mas desceu em termos de classificação e de pontuação final, tendo passado de 6,6 para 5,7 pontos, sobretudo penalizada no parâmetro relativo ao tratamento de reclamações”, que caiu de 6,6 para 3,3.

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No ‘ranking’ dos aeroportos, divulgado pela primeira vez nesta edição do AirHelp Score, o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, surge como o único português da lista, ocupando a 57.ª posição, entre 76.

Analisando os resultados obtidos pelo Aeroporto de Lisboa, verifica-se que a pontualidade é o parâmetro com a pontuação mais elevada (7,4), seguindo-se a análise de redes sociais (6,5) e a qualidade e serviço (6).

Citado no comunicado, o ‘country manager’ da AirHelp em Portugal e no Brasil, Bernardo Pinto, destaca o serviço prestado ao cliente pela TAP — que, “com uma pontuação de 7,9, pode ser considerado bom” — e nota que, devido ao intenso tráfego, “o Aeroporto de Lisboa apresenta uma percentagem alta de atrasos, mas tenta manter-se fiel ao seu calendário apertado, sendo avaliado com 7,4 em pontualidade”.

“No ano passado, somente 0,40% de todos os voos com partida deste aeroporto foram cancelados ou tiveram atrasos de mais de três horas”, refere.

A liderar o ‘ranking’ das companhias aéreas surge a Singapore Airlines, enquanto o Aeroporto Changi, também de Singapura, encabeça o AirHelp Score na categoria de aeroportos.

Segundo destacam os autores do estudo, a companhia asiática destronou a Qatar Airways, que foi primeira em 2016, tendo melhorado “significativamente na pontualidade e no tratamento de reclamações” e atingido, pela primeira vez, o topo da classificação.

No ‘top 5’ do ‘ranking’ de companhias de aviação surgem ainda a Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos), a Qatar Airways, a Austrian Airlines (Áustria) e a Air Transat (Canadá).

Pela primeira vez, nesta edição do AirHelp Score foram também avaliados 76 aeroportos de todo o mundo, durante um período de três meses, tendo em conta a qualidade e o serviço, a pontualidade e mais de 130 mil ‘tweets’ “para a análise de sentimento”.

No topo da tabela, depois do Aeroporto Changi de Singapura, surgem o Aeroporto Internacional de Munique, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, o Aeroporto de Copenhaga — Kastrup e o Aeroporto de Helsínquia — Vantaa.

“À medida que o mercado se torna mais saturado os vencedores na corrida das viagens aéreas serão as companhias que cumprirem as suas promessas em terra, na cabine e após o voo. Os passageiros são mais exigentes na procura de serviços de qualidade e elogiamos a Singapore Airlines e o Aeroporto Changi por estabelecerem os padrões desta indústria de colocar o cliente em primeiro lugar”, refere um dos fundadores e presidente do conselho de administração da AirHelp, Henrik Zillmer.

Para avaliar as companhias aéreas e os aeroportos a AirHelp examinou dados de 22 de dezembro de 2016 a 20 de março de 2017, tendo sido contabilizados voos atrasados e cancelados, ‘rankings’ da Skytrax, análise de redes e análise de tratamento de reclamações.

A AirHelp é uma ‘startup’ que está presente em Portugal desde 2013 e reclama a liderança mundial na defesa dos passageiros afetados por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque.