Duas adolescentes francesas, de 16 e 17 anos, foram resgatadas das catacumbas de Paris esta quarta-feira, após três dias perdidas nos túneis do histórico cemitério subterrâneo.

As raparigas foram levadas para o hospital em estado de hipotermia, depois de terem sido encontradas por equipas de busca e salvamento. Foram encontradas esta manhã graças a cães farejadores.

Encontrámo-las graças aos cães”, disse um porta-voz dos bombeiros parisienses.

Não é certo quem lançou o alerta para o desaparecimento das raparigas ou como estas se perderam. O coordenador do Museu das Catacumbas, uma das maiores atrações turísticas de Paris, garantiu que nunca ninguém se perdeu nos dois quilómetros subterrâneos que estão abertos ao público.

O problema e que a área total das catacumbas é muito superior a esses dois quilómetros: contemplam cerca de 250 quilómetros de túneis subterrâneos. Foi precisamente nessa área, que está interdita desde 1955, que as adolescentes entraram. Ao longos dos anos, os mais novos têm conseguido descobrir pontos secretos de acesso às catacumbas.

A transferência de ossadas humanas para os túneis das catacumbas iniciou-se no final do séc. XVIII por razões de saúde pública. Estima-se que estejam ali sepultadas cerca de 6 milhões de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR