Steve Scalise, o congressista líder dos republicanos na Câmara dos Representantes, foi atingido na anca durante um tiroteio num jogo-treino de basebol no campo de Eugene Simpson, em Alexandria, no estado norte-americano de Virginia, perto de Washington. O tiroteio terá ocorrido às 6h30 locais (11h30 em Lisboa).

O congressista está em estado crítico, após ter sido submetido a uma cirurgia. A informação foi confirmada pelo Hospital de Washington, através do Twitter. “Scalise está gravemente ferido e permanece em condição crítica. O outro paciente está em bom estado”, pode ler-se no tweet.

O atirador chamava-se James T. Hodgkinson, tinha 66 anos e não terá resistido aos ferimentos que sofreu durante a detenção. O anúncio da sua morte foi feito pelo presidente Donald Trump, durante uma conferência de imprensa. O atirador foi voluntário na campanha para as eleições presidenciais de Bernie Sanders, em 2016. Sanders já lamentou o sucedido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atirador que feriu congressista queria “destruir Trump” e foi voluntário na campanha de Bernie Sanders

Inicialmente foi divulgada a informação de que de que Scalise estava fora de perigo e em estado estável. A informação foi posteriormente confirmada pelo presidente Trump, que mostrou a sua compaixão pelas vítimas e respetivas famílias, com destaque para a mulher de Scalise. Agradeceu ainda aos polícias que prestaram assistência no local do tiroteio, mostrando admiração pelo seu trabalho.

A América está a orar por ti e por todas as vítimas. Pela tua mulher [Jennifer Scalise]. Nós estamos com ela e com toda a tua família, estamos prontos para ajudar em tudo o que for necessário”, declarou Trump.

O presidente dos EUA colocou de lado as diferenças que poderia ter com todos os que foram, de uma forma ou de outra, afetados. “Em situações como esta, estamos todos juntos”, afirmou. Trump avançou que o FBI está já à frente das investigações.

O atirador abriu fogo durante um jogo-treino entre congressistas republicanos, que estavam a treinar para o tradicional jogo anual, que acontece desde 1909, entre Democratas e Republicanos. Ainda não existe informação sobre as motivações do atirador. O vídeo mostra o momento dos disparos.

Scalise ficou ferido com gravidade numa anca, tendo sido socorrido de imediato pelo congressista Mo Brooks, que lhe fez um torniquete, com o cinto, para estancar a hemorragia (que pode ser fatal). Foi depois transportado para o hospital MedStar, em Washington, onde foi submetido a uma cirurgia.

Ele estava a arrastar-se pelo chão para fugir do atirador”, disse Brooks à CNN, descrevendo a situação do congressista ferido.

Brooks, que viu o atirador por uns segundos, também ajudou outros feridos. Duas das vítimas eram polícias do Capitólio, que foram igualmente transportados para o hospital. Segundo as declarações de Trump, estão também em estado considerado estável.

Houve pelo menos mais quatro feridos. Suspeita-se que Hodgkinson estivesse armado com uma espingarda semiautomática, semelhante a uma AR-15.

Anne Rose, porta-voz da polícia, relatou à WUSA que a polícia usou helicópteros para auxiliar os feridos e que a polícia de Alexandria está à frente das investigações do incidente, que entretanto passaram a ser lideradas pelo FBI, ajudado pelo Departamento de Segurança Interna.

Benjamim Childers, que mora a poucos metros do campo de basebol onde o tiroteio teve lugar, foi uma das primeiras pessoas a reportar o sucedido. Childers disse que três funcionários do Partido Republicano entraram na sua casa para se refugiarem.

Pouco depois, Childers escreveu num tweet “o atirador foi abatido”, sem avançar mais pormenores. Acabou por se vir a comprovar a veracidade desta informação.

A testemunha partilhou um vídeo onde se veem as imediações do campo de basebol rodeado de ambulâncias e viaturas policiais.

O presidente Donald Trump reagiu ao tiroteio, em comunicado citado pelo jornalista Chad Pergram da FOX e, em simultâneo, no seu twitter.

Eu e o vice-presidente já tivemos conhecimento do tiroteio de Virgínia e estamos a acompanhar os desenvolvimentos de perto. Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Os nossos pensamentos e orações vão para os membros do Congresso, as suas equipas, para a polícia do Capitólio, para as equipas que deram resposta e todos os afetados”, disse o presidente dos EUA.

Sean Spicer foi o primeiro a reagir na Casa Branca.

Também Todd Young, o senador do estado do Indiana, demonstrou a sua compaixão pelas vítimas e as suas famílias.

O representante do Nevada, Rueben J. Kihuen, partilhou esta foto no seu twitter.

O republicano Ron DeSantis, representante da Florida, disse à Fox News que deixou o campo pouco antes do tiroteio e que, a caminho do seu carro, foi abordado por um homem que lhe perguntou se eram os Republicanos ou os Democratas que estavam a treinar. Cerca de três minutos depois, o tiroteio começou e durou aproximadamente 10 minutos.

O deputado Brad Wenstrup disse ao mesmo órgão de comunicação: “Senti-me como se estivesse no Iraque, mas sem a minha arma”.

As escolas de Alexandria foram encerradas depois do tiroteio.

Scalise, de 51 anos, representa o estado de Louisiana desde 2008 e lidera a bancada do Partido Republicano na Câmara dos Representantes (líder da bancada parlamentar). É casado e tem dois filhos.

Foi o primeiro membro do Congresso a ser baleado desde janeiro de 2011, quando a congressista Gabby Gifford foi alvejada na cabeça por Jared Lee Loughner. Ela sobreviveu, mas outras 6 pessoas morreram e 12 ficaram feridas.

Os Estados Unidos comemoram esta quarta-feira o Dia da Bandeira, celebrando a adoção da bandeira do país em 1777. Também hoje, o presidente Donald Trump celebra o seu 71.º aniversário.

Veja a fotogaleria no topo com mais imagens do local onde tudo ocorreu.