O segmento dos SUV compactos é um dos mais cresce em Portugal e na Europa e a razão não podia ser mais simples: há cada vez mais propostas do género e, como se isso não bastasse, os modelos respeitam cada vez mais a regra dos três B: bons, bonitos e baratos.

Com motores a gasolina ou a gasóleo e, salvo raras excepções, com exclusivamente tracção às rodas da frente, esta classe de automóveis transformou-se num pitéu em que todos os fabricantes fazem questão de dar uma trinca. Por isso mesmo, colocámos à Pesquisa Automóvel do Observador o desafio de nos encontrar um SUV que nos enchesse as medidas. E não facilitámos a tarefa, pois desejávamos poder optar entre um dos três modelos mais vendidos do mercado.

A operação de busca não podia ser mais simples, bastando visitar a secção Auto e, aí, optar pela Pesquisa. Depois basta seleccionar “SUV” e “até 20.000€” nas opções de busca entre os 2.924 veículos que constam na base de dados. O resultado é uma lista de 17 modelos, com motorizações a gasolina e diesel, sendo que optámos pelo Renault Captur, o Peugeot 2008 e o Nissan Juke, os modelos deste segmento mais populares no nosso país. Todos eles surgiram com motores a gasolina, mas quem percorra até 15.000 km por ano dificilmente irá recuperar o investimento adicional que é forçoso realizar para conseguir chegar a um motor a gasóleo.

Uma vez escolhidos os modelos da nossa preferência, podemos então seleccioná-los e recorrer a outra ferramenta da secção Automóvel do Observador, o Comparador. E, se estes dados que apresentamos de forma resumida não lhe chegam, pode sempre clicar em cima de cada um dos modelos para ter acesso à ficha técnica completa, e aí deliciar-se com todas as características de cada um dos veículos.

É isto que nos permite concluir que os três modelos apresentam dimensões muito similares, com comprimentos que oscilam entre 4,12 e 4,15 metros, mas distintas distâncias entre eixos, o que favorece a habitabilidade. Há igualmente diferenças no peso e na volumetria da bagageira, sendo que as maiores diferenças surgem ao nível da mecânica. Aqui, o 2008, que se posiciona como o mais em conta do lote, é penalizado por ser seu o único com motor atmosférico, sem a força extra que o turbocompressor assegura aos seus rivais de ocasião. Mas o Peugeot também está disponível com um motor sobrealimentado, o Pure Tech 110, mas já com um preço superior a 20 mil euros.

Mas continue a sua análise e desça aos mais ínfimos pormenores, do consumo à velocidade máxima, e da rapidez nas acelerações às emissões de CO2. Compare à vontade, que é para isso mesmo que idealizámos o Comparador: para o servir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR