Inicialmente com apresentação agendada apenas para Setembro, mais concretamente para o próximo Salão Automóvel de Frankfurt, a segunda geração do popular Dacia Duster poderá, afinal, vir a ser desvendada ainda este mês. A notícia é avançada pelo site Autoalgerie, que aponta uma data concreta (22 de Junho), e refere um evento especial e dedicado, que terá lugar em Paris.

Segundo informações entretanto divulgadas, a segunda geração do popular SUV romeno poderá vir a contar, pela primeira vez na sua ainda curta existência, com uma inovadora versão de sete lugares. A qual, no entanto, não deverá marcar presença no evento de lançamento desta segunda geração, o qual destinar-se-á a dar a conhecer apenas a variante de cinco lugares. Que, em termos estéticos e face à geração ainda em comercialização, deverá optar por uma continuidade no design, em detrimento de qualquer corte radical com o passado.

Embora a marca romena pouco tenha avançado até ao momento sobre o futuro Duster, rumores referem a possibilidade de o modelo vir a contar com a mesma plataforma CMF que o grupo já utiliza no Renault Kadjar e no Nissan X-Trail. Algo que, na nossa opinião, poderá afigurar-se como difícil, já que certamente encareceria uma proposta cujo sucesso também deriva do preço, extremamente acessível.

Com início de comercialização previsto para o final do presente ano ou, o mais tardar, no início de 2018, o futuro Duster surgirá, inicialmente, apenas na mais tradicional versão de cinco lugares. Com a inovadora variante de sete lugares a surgir apenas lá mais para a frente.

Recorde-se que a primeira geração do Dacia Duster foi lançada no mercado em 2010, sendo que, ao longo destes sete anos, o modelo conheceu um facelift, o lançamento de uma série especial mais rica em termos de equipamento e a introdução da caixa automática de dupla embraiagem. E, em mercados como a América do Sul, deu inclusivamente origem, já em 2015, a uma invulgar variante pick-up, denominada “Oroch”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR