Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 14
  • Terminamos aqui este liveblog.

    Ao longo desta segunda-feira acompanhe no Observador as notícias sobre os principais incêndios que lavram em Portugal.

    Obrigado por ter estado connosco.

  • Exames e aulas suspensos na Sertã e Pampilhosa da Serra

    O Ministério da Educação alargou esta segunda-feira a suspensão das aulas e dos exames, por tempo indeterminado, aos municípios da Sertã (Castelo Branco) e de Pampilhosa da Serra (Coimbra) devido aos incêndios que lavram na região. O Governo já tinha anunciado esta medida para os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, na sequência do incêndio que provocou pelo menos 62 mortos e 62 feridos.

    “Depois de auscultadas as autarquias e os responsáveis pelas comunidades educativas, tendo em conta os últimos desenvolvimentos, também os municípios da Sertã e de Pampilhosa da Serra terão as atividades letivas suspensas por tempo indeterminado”, anunciou em comunicado o Ministério da Educação. Os alunos daqueles municípios poderão realizar os exames e provas em datas alternativas e “não serão prejudicados”, segundo o ministério.

    Lusa

  • Quase 2.400 operacionais combatem 21 incêndios em Portugal Continental

    Mais de 900 operacionais, apoiados por 289 veículos, combatiam pelas 03:00 de hoje o incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, aquele que mobiliza mais meios de socorro, segundo dados da Proteção Civil. De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), 2.398 operacionais combatiam, àquela hora, 21 incêndios em Portugal Continental, numa operação que envolvia 750 veículos de apoio.

    No distrito de Leiria, a ANPC assinalava três incêndios, incluindo o de Pedrógão Grande, que mobilizavam no total 1.036 operacionais e 328 veículos de apoio. Neste distrito, depois de Pedrógão Grande, o incêndio a mobilizar mais meios era o da localidade de Maçãs de Dona Maria, no concelho de Alvaiázere, onde as chamas estavam a ser combatidas por 108 operacionais e 34 veículos.

    No distrito de Coimbra, a ANPC registava dois grandes incêndios a lavrar nos concelhos de Penela e de Góis, combatidos por 571 operacionais com o auxílio de 187 veículos.

    Em Santarém, encontrava-se em fase de conclusão o incêndio que atingiu o concelho de Ferreira do Zêzere, cujo combate envolvia 110 operacionais e 29 veículos.

    Lusa

  • Os escuteiros estão a ajudar os bombeiros a combater os incêndios. É um apoio “de bastidores”, mas fundamental. O jornalista João Francisco Gomes falou com alguns dos escuteiros que prestam auxílio aos homens no terreno.

  • A tragédia também vitimou animais. Há relatos de rebanhos inteiros perdidos para o fogo. Aqui está uma fotografia que mostra os bombeiros a cuidarem de um cão, que será com certeza a preciosa companhia para alguém em mais esta noite longa.

  • Um dia no inferno, contado por um jovem bombeiro de 19 anos

    Rúben Clemente começou o seu sábado sentado com a namorada, a almoçar. Apenas umas horas depois estava a caminho de Pedrógrão Grande contou ao Observador, no local e depois de 19h de trabalho, como foi o seu dia “no Inferno”.

  • 65% da área florestal no concelho de Figueiró dos Vinhos terá desaparecido

    Mais de metade da área florestal ardeu no concelho de Figueiró dos Vinhos, na sequência do incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, afirmou na madrugada de segunda-feira à agência Lusa o presidente da câmara.

    Seguramente, mais de metade da área florestal ardeu no meu concelho”, disse o presidente do município, Jorge Abreu, considerando que terá ardido mais de 65% da área florestal dos três concelhos até agora mais afetados pelo incêndio: Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

    Lusa

  • Os afetados? "Todos", diz Presidente da Câmara de Pedrógão

    “A situação continua grave, muito grave”, disse à SIC Notícias o Presidente da Câmara de Pedrógão, Valdemar Marques. Ainda há focos de incêndio ativos e o fogo “já voltou a arder onde já tinha ardido”. Os ventos não ajudam, nem a “humidade zero”, nem o calor que não dá tréguas.

    Os afetados? “São todos”, disse Valdemar Marques porque “toda a gente tem a sua propriedade, o seu sustento na horta ou uma pequena parcela de floresta”. No total, o autarca estima que “entre 2500 a 3000 pessoas” tenham sido afetadas pelo enorme incêndio na madrugada de sábado.

  • Imagem da capa do "El Mundo" destaca a tragédia de Pedrógão

  • Jornal ABC fala em "maior incêndio da história" de Portugal

    Uma imagem forte, de um bombeiro extenuado, na capa do ABC.

  • Jornal desportivo espanhol "Marca" presta homenagem às vítimas do incêndio

    A primeira página do jornal “Marca” presta homenagem às vítimas do incêndio em Pedrógão Grande. No cabeçalho, a última letra tem a bandeira portuguesa e um laço preto que simboliza luto pela tragédia.

  • "Quando estamos num momento de ação não estamos num momento de demissão", diz ministra da Administração Interna

    Constança Urbano de Sousa, Ministra da Administração Interna, disse aos meios de comunicação social em Pedrógão Grande, que “não é a altura para pensar” nas ilações políticas a retirar deste caso. “Quando estamos num momento de ação não estamos num momento de demissão”, disse a ministra.

    Questionada sobre a abertura de um inquérito por parte do Ministério Público (MP), apesar de a Polícia Judiciária ter afastado a tese de mão criminosa, Constança Urbano de Sousa disse que o MP é uma autoridade “independente” e que a PJ é “apenas um órgão de investigação” que está sobre a direção do MP.

  • Como está a decorrer o apoio aos bombeiros e à população

    “O fogo atrasou a solidariedade durante o dia. Mas à noite não houve mãos a medir no quartel de Pedrógão”. A reportagem do Observador em Pedrógão Grande.

  • Incêndio "não chegará ao fim nas próximas horas"

    Ainda segundo Elísio Oliveira, o fim do incêndio “não chegará nas próximas horas”.

    “Duvidamos, pelas condições que temos, da disponibilidade de meios aéreos, que seja possível colocá-los todos ao trabalho. O problema é a visibilidade não só dos locais afetados como também dos pontos de recolha de água, que não se conseguem ver”, disse o comandante.

  • Dezenas de linhas de fogo ativas

    Elísio Oliveira, comandante operacional no terreno, explicou que há “dezenas de linhas de fogo ativas que se juntam“, umas vezes piorando a situação, outras vezes facilitando combate às chamas numa só frente.

    Penela, Pampilhosa da Serra e Alvaiázere são “situações preocupantes”.

  • O incêndio visto do espaço pela NASA

    A NASA disponibilizou algumas imagens de satélite que permitem observar o fumo provocado pelo incêndio de Pedrógão Grande.

    Pedrógão, incêndio, NASA

  • "Ainda existem situações de risco", confirma responsável pelas operações de salvamento em Pedrógão

    Elísio Oliveira, comandante operacional no terreno, explicou há pouco que o incêndio tem “vários focos”, que abrange “três distritos, muitos municípios e muitas aldeias” e, por isso, confirmou que “ainda existem situações de risco” e que o cenário, em alguns locais, é “muito complexo”. O que as várias forças no terreno estão a fazer neste momento é “definir áreas perimétricas” que permitam “levar a estratégia até ao final”. Controlar o incêndio é algo que “vai demorar muito tempo”, disse ainda o responsável.

  • Fotografia mostra o cansaço dos operacionais

    No Twitter está a circular uma fotografia que revela o cansaço dos bombeiros que têm estado a combater o incêndio em Pedrógão Grande.

  • "Ainda há aldeiras em risco", confirma responsável pelas operações de salvamento em Pedr

    Numa linguagem a que chamou “menos técnica”, Elísio Oliveira, comandante operacional no terreno, disse esta noite que o incêndio tem “vários focos” que abrange “três distritos, muitos municípios e muitas aldeias”. E por isso confirmou que “ainda existem aldeias em perigo”. O que as várias forças no terreno estão a fazer neste momento é “definir áreas perimétricas” que permitam “levar a estratégia até ao final”. Controlar o incêndio é algo que “vai demorar muito tempo”.

1 de 14