Dado a conhecer, pela primeira vez, no já distante ano de 2005, o actual Fiat Punto pode estar prestes a ver suceder-lhe uma há muito aguardada nova geração. Especialmente, depois de a marca italiana ter desvendado, no Brasil, um novo hatchback de cinco portas, a que deu o nome de Argo. Segundo adianta a revista alemã AutoBild, o compacto será enviado para a Europa visando servir de inspiração para a matriz italiana desenvolver a nova geração do Punto.

Embora os dados oficiais sobre o novo modelo, que internamente tinha como nome de código X6H, sejam ainda muito escassos, a brasileira Flat Out avança desde já que este será o modelo que não só sucederá ao Punto, mas também ao Palio. Esta última, uma proposta que a marca italiana comercializava, em particular, nos mercados emergentes.

Com um visual, de certa forma, inspirado no novo Tipo, o Argo foi buscar o seu nome à mitologia grega, e mais concretamente à embarcação em que Jasão e os Argonautas viajaram, na procura pelo velo de ouro, a lã de ouro de Crisómalo.

22 fotos

Com um comprimento que deverá rondar os 4 metros, o que indica que se posicionará, em termos de gama, abaixo do Tipo, o Argo – que também poderá vir a contar com uma variante tipo sedan –, deverá ser disponibilizado com uma ampla oferta em termos de motores. A começar no tricilíndrico 1.0 de 77 cv, seguindo-se o 1.3 de 109 cv, ambos da família Firefly. E a que se juntará um 1.8 16V E.torQ de 139 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Qualquer um destes blocos poderá ser combinado tanto com caixa manual, como com transmissão automática/sequencial, sendo que todos eles surgirão com sistema Start&Stop, para um menor consumo de combustível. Assim e a faltar, parece ficar apenas a oferta de um motor turbocomprimido, algo que, aliás, todos os rivais já oferecem, inclusivamente nos mercados emergentes.

As imagens divulgadas prometem não só um visual exterior particularmente atraente, com luzes diurnas em LED e rodas posicionadas bem nas extremidades da carroçaria, com jantes de look desportivo, assim como um interior no qual se destaca um ecrã táctil do tipo flutuante, colocado no tablier.

Com lançamento no Brasil agendado para o final do presente semestre, o novo Fiat Argo deverá posicionar-se, em terras de Vera Cruz, numa faixa entre os 45 mil e os 75 mil reais, ou seja, entre os 12.584€ e os cerca de 21.000€ – preços, claro está, para a actual realidade brasileira.