A polícia francesa avançou no Twitter que montou um perímetro de segurança na zona dos Campos Elísios, no centro de Paris. A operação policial deveu-se a um choque entre um carro e uma carrinha da polícia, que se incendiou. O condutor morreu e as autoridades encontraram bombas de gás, pistolas e uma kalashnikov dentro do carro.

A secção anti-terrorismo da procuradoria de Paris já abriu uma investigação e o ministro do Interior Gérard Collomb afirmou que se tratava de uma “tentativa de atentado” sobre uma carrinha das autoridades que descia os Campos Elísios”. De acordo com fontes oficiais, citadas pela Lusa, o atacante era um homem de 31 anos oriundo de um subúrbio de Paris, que estava referenciado pelas autoridades.

Citadas pelas agências internacionais, as fontes oficiais, que preferiram falar sob anonimato, precisaram que o homem era oriundo do subúrbio parisiense de Argenteuil e que estava referenciado pelas autoridades por potenciais ligações extremistas.

Este ataque “mostra uma vez mais que o nível de ameaça em França é extremamente elevado”, mencionou Gérard Collomb, num momento em que o país vive em estado de emergência desde os atentados de novembro de 2015. Collomb acrescentou que vai apresentar na quarta-feira um projeto-lei que prevê o prolongamento do regime de exceção de 15 de julho, data em que expira o atual prazo, até 01 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um jornalista do Libération, que testemunhou a cena, diz que o carro se incendiou quando embateu na carrinha, mas que os agentes da polícia conseguiram tirar o condutor do carro e deitá-lo no chão. Os agentes tentaram apagar as chamas com extintores.

Este incidente acontece cerca de duas semanas depois de um agente policial ter sido atacado junto da catedral de Notre Dame, no centro de Paris. Nesse ataque, o agressor, que foi neutralizado pelas forças policiais e que reivindicou ser um “soldado” do grupo extremista Estado Islâmico (EI), atacou o agente com um martelo quando este patrulhava a praça em frente da catedral.

Os últimos ataques perpetrados em França têm tido como alvo as forças de ordem e um deles também ocorreu na avenida parisiense dos Campos Elísios.

A 20 de abril, o polícia Xavier Jugelé, de 37 anos, foi abatido a tiro na avenida parisiense por um terrorista, num ataque que foi reivindicado pelo EI. Dois outros agentes policiais ficaram feridos no ataque, que ocorreu alguns dias antes da primeira volta das recentes eleições presidenciais francesas.

Antes já tinham ocorrido outros ataques, sem vítimas mortais, no Museu do Louvre e no aeroporto internacional de Orly que visaram militares franceses.