De acordo com um relatório de 2017 da organização não governamental Save The Children, Portugal é o 6º melhor país para se crescer enquanto criança. O país onde as condições de providenciar uma boa infância são mais ameaçadas é ocupado pela Nigéria.

O primeiro lugar do ranking de melhor país para uma criança crescer é partilhado pela Noruega e Eslovénia, seguidos pela Finlândia em terceiro lugar. Segundo a Save The Children, “crianças saudáveis vão à escola, crescem fortes e confiantes, com amor e coragem das suas famílias e com uma extensa comunidade de adultos que as afasta do medo, violência, abuso e exploração”. No entanto, esta visão contrasta com a realidade de muitas crianças espalhadas pelo mundo.

O relatório “Fim da infânciade 2017 avaliou cerca de 172 países com o objetivo de determinar os melhores e piores locais para se crescer enquanto criança e tentar perceber o porquê desta terminar tão cedo em certas zonas.

A organização não governamental apontou no índice alguns eventos que podem marcar o fim de uma infância “intacta”, entre os quais se destacam a má nutrição – que atrasa consideravelmente o desenvolvimento -, o trabalho e o casamento infantil, a taxa de mortalidade abaixo dos cinco anos, o uso de crianças soldado – como escravas sexuais, espiãs ou guardas – ou ainda a taxa de crianças sem acesso à educação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As zonas de África Central e Ocidental, onde se encontram os 10 piores países para se ser criança, são particularmente afetadas pela fome e deslocamento, diz o relatório. Na Nigéria, país que ocupa o último lugar, 43% das crianças com cinco anos ou mais novas, sofrem um risco de mau crescimento devido à desnutrição. O Top 10 dos melhores e piores países para crescer pode ser consultado abaixo:

Top 10 dos melhores países para ser criança

1. Noruega e Eslovénia

3. Finlândia

4. Holanda

5. Suécia

6. Portugal

7. Irlanda

8. Islândia e Itália

10. Bélgica, Chipre, Coreia do Sul e Alemanha

Top 10 dos piores países para ser criança

1. Nigéria

2. Angola

3. Mali

4. República da África Central

5. Somália

6. Chade

7. Sudão do Sul

8. Burkina Faso

9. Guiné e Serra Leoa