O banco BIC Português passará a chamar-se EuroBic a partir de 27 de julho, anunciou esta quarta-feira a instituição, depois de uma decisão do tribunal ter forçado o banco a mudar a marca.

O novo nome foi anunciado esta quarta-feira pelo presidente do banco, Teixeira dos Santos, em conferência de imprensa, em Lisboa, e surge na sequência da ação judicial metida em 2013 pelo Banco BIG queixando-se da similitude entre imagem e marca entre BIC e BIG, tendo o tribunal decidido pela obrigação de mudança de marca pelo BIC, sentença que transitou em julgado em janeiro, como noticiou o jornal Público.

Teixeira dos Santos admitiu que não será simples a mudança de imagem das cerca de 200 agências, que terá de estar concluída até 27 de julho, mas afirmou que o processo de “fornecimento de materiais físicos e digitais” já está em curso.

O ex-ministro das Finanças de José Sócrates disse ainda que o banco aproveitará esta mudança de marca para lançar uma nova estratégia de negócio para captar mais clientes particulares, sobretudo com mais rendimentos (gama média-alta), e empresas, neste caso pequenas e médias empresas (PME) e pequenos negócios.

A mudança da marca resulta neste caso de uma obrigação legal e foi desde início encarada por nós como uma oportunidade para poder lançar de forma mais ativa a imagem do banco. Queremos que a nova marca reforce a perceção que há do banco, sem alienar de forma nenhuma o seu passado, que é algo que nos orgulha”, afirmou Teixeira dos Santos.

O Banco BIC teve prejuízos de 22,7 milhões de euros em 2016, penalizado pelas imparidades registadas por causa da reestruturação da dívida da PT International Finance.

O BIC Português tem os mesmos acionistas do banco BIC Angola, a empresária Isabel dos Santos e o luso-angolano Fernando Teles. O BIC comprou em 2012 o BPN por 40 milhões de euros, ficando com a rede comercial deste banco nacionalizado em 2008, era então Teixeira dos Santos ministro das Finanças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR