O XIX PortoCartoon inaugura esta sexta-feira no Museu Nacional de Imprensa, no Porto, com o turismo a ser o alvo principal dos humor e da sátira. Mas também há caricaturas de Guterres e de Pablo Picasso. No fim de semana, quem passar pela estação ferroviária de São Bento pode sair de lá com uma caricatura do seu rosto.

Quando se desce até à galeria, há logo um cartoon que capta especial atenção. Nele é possível ver um típico autocarro vermelho turístico e turistas dentro e fora da viatura, com as suas roupas frescas e coloridas, mochilas às costas ou ao ombro e máquinas fotográficas. Podia ser em Lisboa, no Porto, em Barcelona ou Veneza. Mas, em vez de monumentos antigos, aqueles turistas fotografam edifícios destruídos e sobreviventes da guerra. O autocarro diz “Syria City Tour” e o título do cartoon é “Turismo Sustentável”. Uma crítica à atração voyeurista que a desgraça exerce sobre algumas pessoas.

O belga Luc Vernimmen foi o autor do cartoon, que acabou por vencer o Grande Prémio daquele que é um dos principais eventos internacionais de desenho humorístico do mundo. “Turismo Sustentável” foi o tema da XIX edição, tal como fez a ONU, que declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Por falar em ONU, para os prémios especiais de caricatura, a organização, a cargo do Museu Nacional da Imprensa, deu como personalidades tema o pintor espanhol Pablo Picasso e António Guterres, o primeiro português a chegar a Secretário-Geral das Nações Unidas. E os desenhos chegaram, de artistas de 63 países.

Luc Vernimmen venceu o Grande Prémio do XIX PortoCartoon.

“A qualidade dos trabalhos foi tal que, na proclamação dos prémios, ousei dizer que, se se fizesse uma seleção dos dez melhores caricaturistas do mundo, sete ou oito estariam a participar nesta edição do PortoCartoon”, disse o espanhol Xaquín Marin, fundador do Museo de Humor de Fene e membro do júri deste certame. Também por isso, este ano atribuiu-se o maior número de menções honrosas de sempre, 25.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há desenhos sobre o turismo religioso, noutro vê-se uma praia paradisíaca europeia e um homem a apanhar banhos de sol, alheio às centenas de refugiados que conseguem sobreviver a uma travessia pelo Mediterrâneo em busca de paz e segurança. No único cartoon português a merecer uma menção honrosa, Aurélio Mesquita desenhou uma espécie de iceberg enganador. À tona vê-se o anúncio de uma paisagem paradisíaca, cheia de animais e plantas exóticas. Por baixo, escondidos no mar, vários canos. O tema é “Publicidade”. Enganosa, acrescentaríamos nós.

Mas entre os 1500 cartoons enviados ao concurso este ano há temas livres, também aceites pela organização. O terceiro prémio do certame foi entregue a um desenho que representa um muro que separa o México dos Estados Unidos. Mais do que um muro, parece uma guilhotina, pronta a cortar relações e a separar famílias.

“Estou certo de que não vamos mudar o mundo”, disse o mexicano Angel Boligán aos jornalistas, antes de começar a primeira visita de imprensa à exposição. “Mas vamos pôr um grãozinho de areia na consciência dos seres humanos. Uma imagem bem conseguida, com impacto gráfico, pode ficar gravada na mente de um ser humano durante muito tempo”, completou, sobre o papel da caricatura.

O desenho foi publicado em fevereiro no jornal onde Angel Boligán colabora, o El Universal. “Nós cartoonistas somos cronistas gráficos da época em que vivemos”, continuou. “A caricatura é uma arma que aponta ao sorriso para ficar na cabeça.” O problema é quando, por vezes, a realidade supera o humor. Donald Trump acaba de anunciar que o muro que vai construir na fronteira com o México vai ser feito de painéis solares. Um muro solar. “Assim cria energia e paga-se a si mesmo”, disse o presidente dos Estados Unidos. “Pensem, quanto mais alto o muro for, mais valioso é… Grande imaginação, certo? Ideia minha.”

Trumps suggests building solar wall along Mexican border

'It creates energy and pays for itself. This way, Mexico will have to pay much less money.' US President Donald J. Trump floats the idea of putting solar panels on his proposed Mexican border wall, which he wants built to stop illegal immigration and drug trafficking.

Posted by Channel 4 News on Thursday, June 22, 2017

“Queremos sublinhar a importância da obra de arte como denúncia das situações”, explica Luís Humberto Marcos, o diretor do Museu da Imprensa. Ao todo estão ali expostos mais de 27o desenhos, aos quais se juntam 150 de tema livre, numa exposição a inaugurar esta quinta-feira à noite, na Casa Branca de Gramido, em Gondomar. E ainda mais 60 na exposição “Humor Turco”, do prémio do público 2016, que foi entregue ao artista turco Emrah Arikan.

Na autoria dos trabalhos, contam-se poucas mulheres. Está lá a iraniana Mahboobeh Pakdel, a primeira mulher a vencer o certame, em 2016. E pouco mais. “É normal serem poucas mulheres”, afirmou Luís Humberto, embora acredite que a participação aumentou “um bocadinho” relativamente ao ano passado.

Cartoon de um português feito por outro português. Guterres por Santiagu.

A inauguração do XIX PortoCartoon está marcada para as 15h de sexta-feira. De manhã inaugura-se a Rua do PortoCartoon, que este ano se dirige para a Rua Miguel Bombarda. Quanto à Festa da Caricatura, também está de regresso à Estação de S. Bento, onde, no sábado e no domingo, entre as 15h e as 18h, vão estar vários artistas conceituados a fazer caricaturas de quem quiser servir de modelo para o efeito.

Para o ano, o festival de desenho de humor completa 20 edições. O diretor do Museu da Imprensa ainda não quer dizer o que tem preparado nem qual o tema que será proposto aos artistas. Mas garante que será “uma edição muito forte”.