Não é novidade que Donald Trump quer construir um muro na fronteira com o México. O que não sabíamos era que o Presidente norte-americano quer que esse mesmo muro tenha painéis solares. A intenção foi conhecida durante um comício no estado de Iowa, esta quarta-feira. Nesse comício, Trump afirmava que estava a ser pensada a construção de um “muro solar, que produza energia e se pague sozinho”.

Muito original, não é? Fui eu que tive a ideia”, disse o presidente americano.

Trump explicou que a fronteira sul “é um dos lugares onde há muita energia solar, com muito sol e muito calor”. O muro seria “revestido” de painéis solares. Mas seria na mesma o México a pagar. O presidente americano diz até que esta ideia beneficiaria o país vizinho, já que “teria de pagar muito menos” por ele. Problema: o México nunca aceitou essa imposição.

No mesmo comício, Trump falou também sobre a imigração. O presidente sublinhou a sua intenção em deportar todos os ilegais no país e associou a imigração a um dos principais problemas da América: a violência. Por isso ele quer deportar todos os “assassinos horríveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

São piores do que Al Qaeda. São autênticos animais e vamos expulsá-los deste país.”

Donald Trump ainda teve tempo de criticar Cuba, depois da sua decisão em reverter o acordo entre ambos os países, mas deixou em aberto a possibilidade de voltar negociar com o governo cubano,

Trump vai reverter acordo EUA-Cuba assinado por Obama

Também a questão com a Coreia do Norte foi abordada em Iowa. Trump terá pedido ao governo chinês que controle Pyongyang e demonstrou vontade em “ter mais um pouco de ajuda com a Coreia do Norte”. O conflito entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte agravou-se depois da morte do estudante americano libertado pelos norte-coreanos.

Morreu o estudante dos EUA libertado pela Coreia do Norte