Um acordo entre o Parlamento e Conselho Europeu vai permitir a instalação de pontos de acesso gratuitos de wifi por todos os Estados-Membro. WIFI4EU é o projeto que estará presente por toda a União Europeia em espaços de utilidade pública como bibliotecas, administrações públicas ou hospitais.

Andrus Ansip, vice-presidente da pasta do Mercado Único Digital, felicitou a iniciativa. “A estratégia do Mercado Único Digital pretende construir uma Europa conectada, onde todos têm acesso a redes digitais de alta qualidade”, acrescentando que “é um bom primeiro passo, mas ainda há muita coisa para fazer no que toca a alcançar a conectividade a alta velocidade em território europeu”, afirma.

Independentemente do local onde viva ou de quanto ganha, cada europeu deve beneficiar de conectividade sem fios gratuita”, disse Carlos Zorrinho, eurodeputado socialista.

O acordo político segue um compromisso pelas três instituições – Parlamento, Conselho e Comissão – e assegura que 120 milhões de euros sejam direcionados para a implementação do projeto em cerca de oito mil municípios de todos os Estados membros.

O projeto vai a sessão plenária para ser aprovado pelo Parlamento e Conselho. Depois disso prevê-se que sejam lançadas as primeiras candidaturas ainda antes do final do ano de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR