O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) ultrapassou este sábado o número de ‘pole positions’ conquistadas pelo brasileiro Ayrton Senna no Mundial de Fórmula 1, com 66, ao ser o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão.

Hamilton superou as 65 ‘poles’ de Senna e ficou a apenas duas do recorde do alemão Michael Schumacher (68), depois de hoje ter sido o único piloto a rodar abaixo de 1.41 minutos (1.40,593) no circuito urbano de Baku, que será o palco da oitava prova do campeonato de 2017.

O britânico campeão mundial em 2008, 2014 e 2015 e atual segundo classificado do Mundial, a 12 pontos do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), terá a companhia na primeira linha da grelha de partida do colega na Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas, que efetuou em 1.41,027 minutos.

Bottas, terceiro classificado do campeonato, a 48 pontos de Vettel, liderou durante grande parte da sessão de qualificação e conseguiu ainda melhorar na sua última volta, apenas para ver Hamilton ‘pulverizar’ de imediato o seu registo por quase meio segundo.

O líder do Mundial não foi além quarto melhor tempo, a 1,248 segundos de Hamilton, atrás do colega de equipa da Ferrari, o finlandês Kimi Räikkönen, que também ficou a mais de um segundo do britânico, o que deixa antever muitas dificuldades para a escuderia italiana na corrida de domingo.

A terceira e última ronda da qualificação esteve interrompida durante cerca de 10 minutos, devido ao despiste de Daniel Ricciardo (Red Bull), que não teve consequência físicas para o piloto australiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR