Vários clientes do Santander Totta têm vindo a receber emails falsos, enviados em nome do banco, onde se pede aos clientes que cliquem num link para autorizar ou confirmar operações bancárias. O Santander emitiu esta segunda-feira um alerta e informou os seus clientes.

O Santander Totta nunca envia emails nem SMS com acesso a links para esta finalidade. Da mesma forma, não solicita dados pessoais aos seus clientes através de correio eletrónico ou de contacto telefónico”, pode ler-se no comunicado.

Quer o remetente dos emails enviados, quer a própria estrutura dos emails em si aparentam ser de confiança, relata o banco. “Caro Cliente Santander Totta, Você tem uma transação para confirmar”, pode ler-se no email.

Exemplo de um email enviado aos clientes do banco Santander Totta. O Banco disponibiliza ainda na sua página um conjunto de informações sobre segurança informática.

Os emails contêm ainda os números de IBAN e as referências das contas de origem e destino bem como o valor a transacionar. Segue ainda um link maliciosos que remete para uma página onde são pedidos dados pessoais ou bancários.

O Santander Totta alerta para o facto de os atacantes poderem com esses dados “desenvolver iniciativas em nome da identidade digital roubada ou das credenciais de acesso ao verdadeiro site bancário”, a partir das quais podem aceder às contas bancárias online dos clientes e “concretizar atos com dano patrimonial dos Clientes”.