O atual presidente e candidato do PS à câmara municipal de Lisboa, Fernando Medina, convidou António Lobo Antunes para a Comissão de Honra da sua candidatura, mas o escritor recusou. O convite, segundo apurou o Observador, foi feito por membros da candidatura socialista na manhã desta segunda-feira, dia que Fernando Medina escolheu para se assumir como candidato à autarquia.

O escritor deu como justificação para a recusa, apurou o Observador, o facto da sua mulher, a antiga jornalista Cristina Ferreira de Almeida ser a candidata do PSD à junta de freguesia de Campo de Ourique.

PSD. Mulher de Lobo Antunes candidata à junta de Campo de Ourique

Já em 2009, o nome de António Lobo Antunes fazia parte de uma lista de mais de mil personalidades de diversas áreas que apoiavam o candidato socialista na altura, António Costa. No entanto, a candidatura — que na altura se chamava “Unir Lisboa” — foi forçada a reconhecer publicamente que foi incluído “por lapso” na comissão de honra da candidatura encabeçada por António Costa.

O Observador contactou o gabinete de Fernando Medina, que não desmentiu a informação, limitando-se a dizer que a candidatura “só confirma as pessoas que aceitaram o convite, não as que declinaram”. No entanto, a candidatura fez saber que não foi Fernando Medina a fazer pessoalmente o convite a Lobo Antunes. Ainda assim, Fernando Medina tem diversas personalidades na sua comissão de honra.

O amor acontece. Porque o Fernando quer ser António