Foi a pensar em soluções que tornem os negócios portugueses mais competitivos no mercado que o Santander Totta criou o Santander Advance Empresas, um programa inovador e único em Portugal, que permite a aceleração das empresas e que alia as soluções financeiras ao know-how do Grupo em áreas como a Formação, o Emprego, a Internacionalização e a Conectividade. Este espaço de network, de geração de ideias e parcerias de novos negócios tem estado no terreno por todo o país com a BOX Santander Advance e, até ao momento, já apoiou perto de 1200 empresas nacionais.

Um programa para clientes e não só

Esta iniciativa está aberta a clientes e não clientes do Santander Totta, empresários e profissionais que queiram crescer e tornar-se ainda mais fortes, transpondo o horizonte dos negócios para um patamar superior, ao mesmo tempo que se potencia o capital humano.

Com esse objetivo, o banco tem à disposição uma plataforma de comunicação, de fácil acesso e utilização, onde disponibiliza os seus recursos em cinco grandes áreas: Formação, Emprego, Estágios, Internacionalizações e Soluções Financeiras. Passo a passo, pode encontrar uma proposta distintiva de conteúdos formativos, consultar ofertas de trabalho, manter-se a par das notícias dos mercados ou até concorrer a uma bolsa de estágio. Neste ponto de encontro da comunidade empresarial será possível aceder ainda a ferramentas que incrementam a internacionalização dos negócios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De destacar que o Santander Advance Empresas, que liga as empresas às universidades através de um programa de bolsas de estágio, já atribuiu mais de 600 estágios remunerados em empresas portuguesas a alunos do ensino superior e no que respeita à formação, já foram beneficiadas mais de 1500 empresas. Planear um projeto, saber vender, receber feedback, utilizar técnicas de apresentação, de gestão ou até aprender mandarim são algumas das propostas formativas disponibilizadas online ou na Academia Santander Advance, com parcerias de referência como a Porto Business School e a Universidade Nova de Lisboa.

Amigo das PME

Mostrar Esconder

O Grupo Santander foi premiado, em 2016, pela revista Euromoney, como o “Melhor Banco do Mundo para as PME”. A distinção realçou a estratégia global do Santander, com referência ao programa Santander Advance Empresas que permite às empresas superar desafios e encontrar soluções diferenciadas, inovadoras e de valor acrescentado.

Sentir-se em casa no estrangeiro

Ainda no campo não financeiro o Santander Totta abre portas ao sucesso das empresas também ao nível internacional. E é aproveitando a vasta rede que o Grupo tem em todo o mundo e o know-how específico em trade finance, que o programa vai possibilitar um melhor e maior conhecimento dos mercados, bem como um network alargado às empresas que procuram a internacionalização.

O banco disponibiliza, num portal online, uma plataforma inovadora no sistema financeiro e as ferramentas necessárias para expandir o negócio das empresas nacionais a outros países. Análise de mercados e de divisas, contacto com novos parceiros, expedições em segurança são alguns pontos que se pretende elucidar quando as empresas querem internacionalizar a atividade. Todo o apoio é dado pela Internacional Desk, uma estrutura coordenada entre as unidades que integram o Banco Santander em todo o mundo, com o objetivo de fazer com que a empresa se sinta em casa, mesmo no estrangeiro.

Note-se que foi com esta iniciativa que o Santander ajudou a cimentar um número bem elucidativo no mês de maio: 2000 empresas portuguesas receberam a chancela Top Exporta, um reconhecimento pelo seu desempenho a nível internacional no setor em que atuam.

Mais energia para as empresas

Além de todas estas soluções, as empresas contam com o apoio financeiro necessário para o desenvolvimento da atividade. As empresas podem ver simplificado o seu dia-a-dia através da gestão automática da tesouraria. Como? Com base numa conta de depósito à ordem e um conjunto de serviços bancários criados para otimizar a gestão da conta. Esta oferta destina-se a pequenos negócios e empresas clientes do Santander Totta e pode ainda ser associada uma Conta Corrente Santander Advance para apoiar as necessidades pontuais de crédito das empresas e uma Conta Investimento Santander Advance, que permite aplicar automaticamente os excedentes de tesouraria.

No plano do apoio financeiro, o Santander Totta disponibiliza ainda outras soluções a nível de crédito, de forma a garantir que as empresas tenham o financiamento que precisam para o crescimento do negócio, sendo um desses exemplos, a linha Capitalizar – uma nova linha de crédito de 1600 milhões de euros resultante de um protocolo entre o Banco, o IAPMEI e as Sociedades de Garantia Mútua.

As empresas podem recorrer ainda a outros produtos como a Linha BEI, Banco Europeu de Investimento, no montante de 150 milhões de euros para apoiar o investimento e a tesouraria das empresas; Linha de Crédito com Garantia Mútua IFD 2016-2020 para apoiar as PME de Portugal; Portugal 20-20; Soluções Agricultura; Linhas de Apoio ao Turismo; Crédito Angola ou para as Regiões da Madeira e dos Açores.

O melhor Banco de Trade Finance

Mostrar Esconder

No final de fevereiro, o Banco assumiu a posição de liderança nas linhas PME Crescimento, com uma quota de mercado de 18,5%. Este compromisso com o tecido empresarial é ponto de honra para o Banco que tem também reconhecimento a nível externo. O Santander Totta foi considerado já este ano como o “Melhor Banco de Trade Finance” em Portugal, o que se traduz na melhor instituição financeira no apoio às empresas nas suas exportações.

Parceria com o Innovation Day no Estoril

Em Julho, o banco vai estar lado a lado com o European Innovation Academy (EIA), no Innovation Day, o maior programa universitário de aceleração em inovação digital da Europa. O evento decorrerá no Estoril a 17 de julho e contará com módulos na área financeira para os empresários conhecerem algumas técnicas para fazer crescer o negócio e um workshop específico destinado às empresas com alto potencial de crescimento, com o objetivo de dotar os participantes de ferramentas de inovação distintas das abordagens clássicas.