As mulheres indianas que foram fotografadas a utilizar máscaras de vaca fazem parte de um projeto que tem por objetivo pôr as pessoas a pensar na seguinte questão: as mulheres são menos importantes que o gado, na Índia? O movimento foi iniciado por Sujatro Gosh, um fotógrafo de 23 anos. Ao pegar no animal mais sagrado para o povo hindu – a vaca – ele quis originar um debate social e político sobre a desvalorização das mulheres naquele país.

Eu comecei o projeto em Deli, já que é a capital e é o centro de tudo – política, religião e até mesmo dos debates”, declarou.

https://www.instagram.com/p/BVaANPxlXBu/?taken-by=sujatroghosh

No início deste mês, durante uma visita a Nova Iorque, o fotógrafo comprou uma máscara de vaca, numa loja de festas. Quando regressou à Índia, começou a fotografar mulheres em frente a locais turísticos e edifícios governamentais, em ruas movimentadas ou na privacidade das suas casas, em barcos ou em comboios, com o objetivo de mostrar que “as mulheres são vulneráveis em qualquer sítio”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estou perturbado com o facto de no meu país as vacas serem consideradas mais importantes que as mulheres. Leva muito mais tempo para uma mulher, que é violada ou assediada, a obter justiça do uma vaca”, disse o fotógrafo de Deli à BBC.

Na Índia, a cada 15 minutos uma violação a uma mulher é reportada. Mas, na maioria dos casos, leva anos até o culpado ser punido. Porém, quando uma vaca é abatida, existem grupos extremistas que, imediatamente, matam ou agridem os suspeitos do crime.

Este projeto, segundo Ghosh, esta é a sua “maneira de protestar” contra os grupos de vigilância de gado, que têm vindo a ser encorajados pelo hindu nacionalista Bharatiya Janata Party, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que chegou ao poder no verão de 2014.

https://www.instagram.com/p/BVcUf1-Fqpd/?taken-by=sujatroghosh

Ainda em declarações à BBC, o fotógrafo diz que já captou imagens de mulheres “de todas as áreas da sociedade”. Alega sentir dificuldades em abordar estranhos, tendo-se cingido a pessoas que conhecia.

Desde que publicou o projeto no seu Instagram, já recebeu inúmeras reações às suas fotografias. A maioria dos comentários tem sido positiva, mas admite que já foi alvo de ameaças. Porém, ele não se mostrou afetado.

Eu não tenho medo, porque estou a trabalhar para uma causa maior”, declarou.

https://www.instagram.com/p/BVpaOUolUBh/?taken-by=sujatroghosh