O primeiro-ministro e vários membros do Governo reúnem-se esta quarta-feira, a partir das 10h30, em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, com os presidentes das câmaras dos concelhos mais atingidos pela recente vaga de incêndios florestais.

Fonte do Governo disse à agência Lusa que a reunião com os autarcas servirá para “verificar o que já foi feito no terreno nas zonas afetadas por incêndios florestais ao longo dos últimos 11 dias, desde matérias relacionadas com o apoio às famílias, até à reabilitação de infraestruturas, assim como apurar o que ainda é necessário fazer” nestes concelhos.

Na deslocação a Pedrógão Grande, António Costa far-se-á acompanhar pelos ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. Da delegação do Governo farão ainda parte os secretários de Estado adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, da Segurança Social, Cláudia Joaquim, do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Pela parte das autarquias, segundo fonte do executivo, estarão presentes na reunião os presidentes das câmaras de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Gois, Penela e Sertã. Ao início da tarde de quarta-feira, o primeiro-ministro terá mais um debate quinzenal na Assembleia da República.

O incêndio que deflagrou há uma semana, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foi dado como extinto no sábado. O fogo atingiu também os concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, e chegou aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR