A par das suas inequívocas competências enquanto citadino, o Twingo GT prima, também, pelo temperamento aguerrido que lhe é conferido pelo seu motor TCe de 898 cc e 110 cv, apto a garantir-lhe uma relação peso/potência de 8,5 kg/cv, uma velocidade máxima superior a 180 km/h e uma aceleração 0-100 km/h cumprida na casa dos 10 segundos. A partir de agora, o modelo passa também a poder oferecer um maior conforto de utilização, em especial no seu habitat natural, graças à chegada da sua variante equipada com transmissão automática.

Para o efeito, a Renault escolheu a caixa de velocidades pilotada EDC de dupla embraiagem e seis relações, passível de ser utilizada tanto no modo totalmente automático, como na sua função de comando manual em sequência, actuado através da respectiva alavanca de comando. E que até oferece a função launch control, para optimização dos arranques.

Neste caso, o Twingo GT alcança uma velocidade máxima de 183 km/h, ou seja, 1 km/h mais do que a variante de caixa manual. Já os 0-100 km/h passam a ser cumpridos em 10,4 segundos e o consumo em ciclo combinado é de 5,3 l/100 km (9,6 segundos e 5,2 l/100 km na versão equipada com transmissão convencional). Valores que, no que às prestações diz respeito, não andam longe do oferecido pelo antigo Twingo R.S.

Com motor e tracção traseiros, o Twingo GT EDC está já disponível no mercado português, sendo proposto por 17.100€. Do seu leque de atributos fazem ainda parte a suspensão desportiva (rebaixada 20 mm e dotada de amortecedores de taragem mais firme e de uma barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro), as jantes de 17” e o ESP com uma afinação específica, mais permissiva.

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