Obrigado por ser nosso assinante. Usufrua de leitura ilimitada deste e de todos os artigos do Observador.

Projecto levado a cabo pelo Departamento de Operações Especiais do fabricante britânico, o Jaguar XE SV Project 8 acaba de fazer a sua primeira aparição pública na versão de produção, no Festival de Velocidade de Goodwood, a decorrer até dia 2 de Julho. Com um ‘poder de fogo’ resultante de um V8 5,0 litros a debitar 600 cv, mas também com uma produção limitada a 300 unidades.

Apontado como o Jaguar de estrada mais potente de sempre, o XE SV Project 8 inclui muita fibra de carbono na sua construção e, desde logo, no fabrico dos pára-choques dianteiro e traseiro, do capot e de vários apêndices aerodinâmicos. Com a carroçaria esteticamente mais agressiva a ganhar igualmente uma nova grelha, pintura bicolor, novas jantes em liga leve de 20”, envolvidas por pneus de alta performance, e quatro saídas de escape.

A pensar na aerodinâmica, destaque para a opção para uma parte inferior lisa, complementada por um generoso difusor traseiro e uma asa traseira de dimensões consideráveis e ajustável, procurando manter o XE o mais agarrado possível à estrada. Algo para o qual a tracção integral também dá, de resto, o seu contributo.

[jwplatform aK8OVX9M]

Do pacote técnico fazem ainda parte molas mais rígidas e amortecedores ajustáveis manualmente, soluções a que se junta o primeiro o modo de actuação Track, ou pista, disponível num Jaguar. E que, quando accionado, optimiza tanto a direcção, como o controlo de estabilidade, de forma a garantir o melhor tempo por volta, graças também a uma resposta mais precisa, tanto da parte do volante, como da caixa de velocidades automática de oito relações, com patilhas no volante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no habitáculo, os ocupantes beneficiam de muitos revestimentos em Alcantara e fibra de carbono, sendo que, especificamente para a América do Norte, o Project 8 será disponibilizado apenas na configuração de quatro lugares, com bancos de forte pendor desportivo à frente. Nos restantes mercados, há a possibilidade de optar por um verdadeiro pack para utilização em pista, que elimina os bancos traseiros, oferecendo um ambiente genuinamente de competição.

Segundo avança a Jaguar, o XE SV Project 8 deverá acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 321 km/h. Números que fazem deste Jaguar um felino realmente rápido, embora continuando a ser uma proposta (razoavelmente) adequada para uma utilização no dia-a-dia.