Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Em 2013, a tão exigente quanto famosa rampa de Pikes Peak, nas montanhas do estado norte-americano do Colorado, ficou para a história devido ao tempo obtido por Sébastien Loeb, ao volante de um Peugeot 208T16 especialmente criado para o efeito: os cerca de 20 km, com início a uma altitude de 2.685 metros, e o topo a 4.301 metros, foram cumpridos em 8m13s878, um novo recorde da subida, que ainda hoje permanece por igualar.

Mais de três anos passados depois da sua última saída, o poderoso 206T16 Pikes Peak, com 875 kg de peso, tracção integral, motor V6 biturbo de 875 cv/7.800 rpm e equipado com o aileron do 908 HDI das 24 Horas de Le Mans, prepara-se para regressar às pistas. Isto porque o nove vezes Campeão do Mundo de ralis decidiu adquirir à Peugeot Sport o seu sofisticado companheiro de viagem de 2013 para o exibir, em acção, numa demonstração a realizar numa prova a disputar na sua Alsácia natal, a Turckheim-Trois Épis, nos próximos dias 9 e 10 de Setembro.

Loeb explica as razões da sua decisão: “Sempre sonhei possuir este carro, pelo que estou feliz e orgulhoso que a Peugeot tenha concordado em ceder-mo. Queria voltar atrás no tempo. Quero muito poder, um dia, voltar a fazê-lo voar e em França, na Alsácia, algo que significa muito para mim, para a minha equipa e para os fãs de automobilismo.”Já só falta um pouco mais de dois meses!

[jwplatform qNvBu5jr]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR