A colisão desta manhã entre um autocarro e um camião na Alemanha fez 18 mortos e deixou pelo menos 30 feridos, dois deles em estado crítico. A confirmação foi feita pelo ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt. No início da manhã, as autoridades falavam apenas em 18 desaparecidos.

O calor era tal (…) que só a estrutura de aço é reconhecível. Podem imaginar o que isso significa para os passageiros que estavam naquele autocarro”, disse o ministro.

A polícia informou que várias pessoas ficaram gravemente feridas no acidente ocorrido perto de Muenchberg, na Baviera. A porta-voz da polícia Irene Brandenstein disse que a bordo do autocarro estavam 46 passageiros e dois condutores e precisou que o grupo envolvido no acidente tinha idades compreendidas entre os 41 e os 81 anos. O acidente ocorreu cerca das 7h00 locais (6h00 em Lisboa).

Ao início da manhã, a polícia em comunicado dizia temer “muitos mortos” entre os 18 passageiros dados inicialmente como desaparecidos. O autocarro transportava um grupo de turistas idosos, vindo da Saxónia, leste da Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Somos realistas e no final do dia teremos muitos mortos a lamentar”, disse um porta-voz da polícia Jürgen Stadter, à estação de informação alemã n-tv, citado pela agência France Press, acrescentando que não tinha mais do que uma “ténue esperança” de encontrar vivos entre os desaparecidos.

Trinta passageiros ficaram feridos, alguns gravemente, e foram transportados para hospitais da zona. Todos os outros (ou seja, os 18 desaparecidos) terão provavelmente morrido no autocarro em chamas”, indicaram a polícia e a procuradoria locais num comunicado pela manhã desta segunda-feira.

As autoridades dizem ainda que especialistas forenses vão proceder à remoção e identificação dos corpos do autocarro queimado. À Associated Press, outro porta-voz da polícia, Irene Brandenstein, relatou que será um trabalho demorado e intenso devido à gravidade da situação. “A investigação do acidente é muito complexa e vai tomar algum tempo“, disse.

As autoridades ainda chegaram a pensar que os desaparecidos pudessem ter fugido em pânico pelas matas próximas, mas as operações de busca não encontraram qualquer sinal de desaparecidos em fuga.

Helicópteros, ambulâncias e mais de 200 pessoas foram mobilizadas para o socorro do acidente na autoestrada A9, que liga Berlim a Munique. A polícia já veio dizer que a estrada em direção ao sul vai permanecer encerrada até ao final do dia e foi criada uma linha de emergência para providenciar informação às famílias.

Merkel está “chocada” com acidente

A chanceler alemã, Angela Merkel, “está chocada” com o acidente, disse o seu porta-voz Steffen Seibert, esta segunda-feira.

Numerosas pessoas morreram”, adiantou Seibert, acreditando a polícia local que as 18 pessoas que não foram encontradas após o acidente terão morrido no incêndio do autocarro.

Não “haverá” portugueses entre as vítimas, diz o Governo português

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que “não haverá” portugueses entre as vítimas do acidente rodoviário na Alemanha.

Contactado pela Lusa, o secretário de Estado precisou que se tratava de uma “excursão de idosos que estavam a viajar de uma cidade para outra na jurisdição de Estugarda”, referindo que os serviços consulares portugueses acompanharam o caso.

Aparentemente serão todos alemães e não haverá portugueses entre as vítimas”, disse.