O governador de Nova Jersey, Chris Christie, está a ser alvo de polémica por ter sido fotografado numa praia com a família, depois de ter ordenado o encerramento das praias no estado.

A ordem de encerramento ocorreu na sexta-feira, dia 1 de julho, depois de um impasse sobre o orçamento a atribuir aos parques e a monumentos históricos. A data limite para um acordo era sexta-feira à noite. Como não houve acordo, o governador não perdeu tempo e encerrou mais de 40 parques, espaços de lazer, praias, locais históricos no estado de Nova Jersey, lê-se na CNN. Tudo isto perto do dia 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos e feriado nacional.

“Emiti uma ordem executiva a declarar estado de emergência para manter a proteção, a segurança e o bem-estar das pessoas de Nova Jersey”, lê-se no tweet de Christie, desta sexta-feira.

Mas isso não impediu o governador e a sua família de irem para a praia no domingo, ao contrário do que aconteceu com todas as outras pessoas, que viram os seus planos furados para o fim de semana prolongado quando quiseram ir para a praia e foram impedidos pela polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As fotografias aéreas de Chris Christie na praia com a família, tiradas pelo jornal The Star-Ledger of New Jersey este domingo, rapidamente começaram a circular pela internet. E à mesma velocidade começaram a aparecer os memes.

https://twitter.com/TheDonaldNorth/status/881832723140284416

Depois de sair da praia, Christie deu uma conferência de imprensa em Trenton e, quando questionado sobre se tinha apanhado sol naquele dia, o governador negou. “Não apanhei sol nenhum hoje”, afirmou ao The Star-Ledger, citado pelo New York Times.

Já o seu porta-voz atenuou as palavras de Christie, argumentando que o governador esteve na praia, por breves momentos, mas efetivamente “não apanhou sol”. “Ele tinha um boné de basebol na cabeça”, acrescentou Brian Murray.

Esta segunda-feira, e depois de toda a polémica, o governador de Nova Jersey fez uma nova publicação no Twitter, a anunciar que todas as praias estavam novamente abertas.