Não é preciso ser-se especialista para saber que a cor preta e os decotes em excesso num casamento podem ser opções pouco elegantes. Caso haja dúvidas, há mais de um ano Mónica Lice, consultora de imagem, lembrava ao Observador que o tom está particularmente associado a sentimentos de tristeza. É pouco provável que Shakira não esteja a par daquilo que pode ser considerado uma norma social, mas o certo é que a cantora optou por levar um vestido preto e com transparências ao casamento de Messi, que aconteceu no passado dia 30.

Como seria de esperar, Shakira serviu-se das redes sociais para partilhar uma fotografia do vestido que, à partida, parece pouco apropriado para a ocasião em causa — que o digam os seguidores da artista no Instagram, que se dividiram entre comentários mais e menos positivos. Entre as habituais declarações de amor de quem é fã, estão palavras menos simpáticas para definir o vestido da marca Yolan Cris, o qual Shakira já tinha usado em junho durante uma sessão fotográfica para a Vanity Fair.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Pedro Crispim, com quem o Observador também falou há mais de um ano, um vestido preto com acessórios garridos pode passar entre os pingos da chuva para quem gosta de apontar o dedo. Já Maria Duarte Bello, também ela consultora de imagem, garantia à data que preto integral não é aconselhado em dia de festa.

Independentemente da cor, há outros aspetos a ter em conta num casamento, caso os queira recordar aqui.

Afinal, o que (não) podemos usar num casamento?