Um avião a jato que oferece serviços regulares à vice-presidência venezuelana despenhou-se esta terça-feira, a cerca de 48 quilómetros de Punta Arenas, na Península de Macanao, na Venezuela.

O avião, um Gulfstream III, transportava nove pessoas que estão dadas como desaparecidas, militares na sua maioria. Entre elas estão o Major Álex Durán, o General Kiumel Ponte e outros dois capitães. As restantes fazem parte da equipa de tripulação.

O piloto do avião relatou à torre de controlo uma falha no sistema hidráulico, revelou a Organização Nacional para a Segurança Marítima de Espaços Aquáticos da Venezuela (ONSA). Em menos de 3 minutos, o avião que tinha partido do aeroporto internacional Simon Bolivar, em Maiquetia, no estado venezuelano de Vargas, perdeu altitude para cerca de 915 metros, quando deixou de ter contacto com a torre de controlo.

O jato Gulfstream III pertence ao Serviço Autónomo de Transporte Aéreo e transporta regularmente o vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami.

A queda do avião acontece numa altura em que a Venezuela enfrenta protestos a favor e contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, que até esta terça-feira provocaram a morte de 90 pessoas.

Venezuela. 90 pessoas foram assassinadas desde abril durante protestos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR