O presidente norte-americano, Donald Trump, inicia esta quinta-feira, na Polónia, o programa oficial da sua segunda visita oficial à Europa, durante a qual participa na cimeira do G20 e vai reunir-se com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

A primeira visita, em maio, ficou marcada pela insistência de Donald Trump no aumento das contribuições dos aliados para o orçamento da NATO.

Na capital polaca, onde aterrou quarta-feira à noite, o programa do presidente norte-americano inclui um encontro com o homólogo polaco, Andrzej Duda, seguido de conferência de imprensa.

Em Varsóvia, Trump vai também participar numa cimeira de 12 países da Europa Central e Oriental, e discursar aos polacos na central praça de Krasinski, local simbólico que acolhe o monumento à insurreição da população da capital polaca durante a ocupação nazi.

De Varsóvia, Trump viaja à tarde para Hamburgo, norte da Alemanha, onde participa na sexta-feira na Cimeira do G20 e, à margem desta, reúne-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Além do presidente russo, Donald Trump vai reunir-se com pelo menos nove outros dirigentes estrangeiros, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, à margem da cimeira de países industrializados e emergentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR