Cinco distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu e Castelo Branco vão estar sob “aviso amarelo” entre as 12h00 e as 21h00 desta sexta-feira devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

O “aviso amarelo” é emitido sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aguaceiros, em especial no interior e durante a tarde, que podem ser por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral e nas terras altas durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, soprando durante a tarde, moderado no litoral oeste e nas terras altas e sendo de sudoeste no sotavento algarvio, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 16 e 23, em Vila Real entre 14 e 26, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 15 e 28, em Coimbra entre 16 e 26, na Guarda entre 12 e 22, em Castelo Branco entre 14 e 29, em Santarém entre 15 e 27, em Évora e Beja entre 14 e 29 e em Faro entre 17 e 29.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do IPMA Joana Sanches adiantou que no sábado está prevista uma melhoria do estado tempo.

“No sábado ainda há uma possibilidade de aguaceiros nas regiões do Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de trovoada, mas depois prevê-se uma melhoria. O IPMA está também a prever uma subida da temperatura da ordem dos 02/03 três graus”, disse.