Os Estados Unidos pretendem apoiar Moçambique no reforço de segurança nas fronteiras e no combate ao crime através de um projeto com diversas entidades, anunciou a embaixada norte-americana em Maputo. “Este programa está a reforçar a capacidade de Moçambique de proteger as suas fronteiras nacionais e combater o crime organizado transnacional”, refere a representação diplomática em comunicado.

A preocupação prende-se com o facto de, “à medida que a economia de Moçambique cresce e se torna mais interligada com a região e o mundo, o fluxo de pessoas e de bens dentro e fora do país aumentar”. A embaixada dos EUA está a desenvolver ações em conjugação com o Serviço Nacional de Migração Moçambicano (SENAMI) e o escritório da Organização Internacional para as Migrações (IOM), que incluem a entrega de equipamentos de verificação de documentos para os postos de fronteira.

“O projeto global inclui uma avaliação abrangente de capacidades e necessidades na gestão de fronteiras, desenvolvimento de procedimentos operativos padronizados e fornecimento de formação e equipamento”, conclui. Em abril, o embaixador norte-americano em Maputo, Dean Pittman, disse à Lusa que Moçambique vai estar no topo dos destinos de investimento norte-americano em África graças aos novos projetos de gás natural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR