O Governador da Província de Luanda, Higino Carneiro, garantiu esta sexta-feira que os munícipes da capital angolana vão beneficiar de novas infraestruturas públicas para melhorar a circulação de pessoas e bens.

A posição foi assumida em declarações durante a inauguração da nova ponte metálica Nguami Maka no rio Cambamba, no município do Kilamba Kiaxi, arredores de Luanda, província com cerca de 6,9 milhões de habitantes.

Com capacidade para cargas até quatro toneladas, a ponte, com 30,48 metros de comprimento e 7,35 metros de largura, foi implantada junto ao bairro Rasta, substituindo uma passagem hidráulica de pequena capacidade que constantemente tinha que ser assoreada, ameaçando a população local na época das chuvas.

Conforme o teor da vossa mensagem, exatamente para resolver o problema do povo, vocês pediram nós fizemos. Estamos a concluir o aspeto da iluminação e queremos estender todo esse trabalho para outros lugares do vosso próprio município”, disse Higino Carneiro, referindo-se à importância da obra, sobre a qual não foi revelado o montante investido, mas garantindo que se seguem outras obras.

Angola vive atualmente um período de campanha eleitoral com vista às eleições gerais de 23 de agosto e na inauguração desta obra pública marcaram presença vários dirigentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde 1975.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As obras para a instalação da ponte metálica Nguami Maka estiveram a cargo da empreiteira de origem portuguesa Conduril e duraram dois meses.

“A construção desta importante ponte é o resultado que afinal as nossas preocupações são ouvidas através dos fóruns de auscultação e concertação do município que vem acabar com o sofrimento das nossas populações”, disse António Paquete, em representação dos moradores daquele bairro.

O munícipe do Distrito Urbano do Golfe, município do Kilamba Kiaxi anseia ainda pela reposição da energia elétrica e a reabilitação das vias de acesso da circunscrição. “Que nos seja reposta a iluminação pública, a construção de estradas e de outras pontes no município para permitir a circulação rodoviária dos transportes públicos no interior dos nossos bairros”, acrescentou.

Na ocasião, a administradora do município do Kilamba Kiaxi, Albina Guilhermina Luísa, garantiu que outros projetos do género serão desenvolvidos ao longo do município.

“Nós temos uma grande carteira de projetos para desenvolver no município do Kilamba Kiaxi, esta foi uma etapa bastante preciosa porque os munícipes estavam mesmo a clamar por esta ponte a par de outras ações que visam melhorar a circulação de pessoas e meios”, observou.