O português Vasco Ribeiro ficou em quinto lugar no Ballito Pro presented by Billabong, etapa de 10.000 pontos do circuito mundial de qualificação da World Surf League, que terminou este sábado em Ballito, África do Sul.

Nos quartos de final, o ex-tricampeão nacional foi eliminado pelo brasileiro Willian Cardoso, que somou 15.83 pontos, contra os 12.77 do surfista português.

No caminho até esta fase, Vasco Ribeiro eliminou vários surfistas de renome internacional, entre eles os norte-americanos Nat Young, Patrick Gudauskas e Yadin Nicol e o neozelandês Ricardo Christie, todos eles ex-surfistas do circuito mundial.

Com este resultado, o surfista português, de 22 anos, amealhou 5.200 pontos, que lhe permitiram dar um salto considerável no ‘ranking’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vasco totaliza agora 8.470 pontos que o deixam no ‘top 15’ do ‘ranking’ de qualificação. Qualificam-se para o circuito mundial os dez melhores.

Ainda em ação nesta prova estiveram mais dois portugueses, Frederico Morais e Pedro Henrique, que ficaram em 49.º lugar.