Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal e Praia da Vitória começam esta segunda-feira uma greve nas horas ímpares, a partir das 8h00 e até às 8h00 de terça-feira.

De acordo com o pré-aviso de greve do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística, divulgado no final de junho, estes trabalhadores vão parar de trabalhar “em todas horas ímpares, ou seja, entre as 9h e as 9h59, inclusive, entre as 11h00 e as 11h59, inclusive, e assim, subsequentemente”.

A crescente proliferação de práticas antissindicais nos portos portugueses, em particular e com maior gravidade nos portos de Sines, Caniçal e Leixões, constitui o motivo mais determinante para a declaração de greve”, lê-se no pré-aviso da paralisação.

A estrutura sindical acusa as empresas portuárias daqueles portos de protagonizarem e induzirem comportamentos de assédio moral, “desde a perseguição à coação, desde o suborno à discriminação, desde as ameaças de despedimento até à chantagem salarial, comportamentos ‘criminosos’ que pretendem, não apenas colocar os trabalhadores uns contra os outros, mas evitar que os mesmos procedam à sua sindicalização de forma livre e consciente”.

A greve foi decidida no decurso de uma assembleia-geral do Sindicato Nacional dos Estivadores, que contou, pela primeira vez, com a presença de associados de sete dos oito portos onde está representado, revelou a estrutura sindical.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR