O NewsMuseum, em Sintra, está nomeado para os prémios da European Museum Academy, anunciou esta segunda-feira a fundação, com sede na Holanda, que visa a promoção da inovação na área da museologia.

De acordo com esta entidade, criada em 2009, em memória do seu fundador, o museólogo Kenneth Hudson, os prémios serão anunciados numa cerimónia em Skopje, na República da Macedónia, a realizar de 28 a 30 de setembro.

Os prémios foram criados para a divulgação do papel dos museus na sociedade, e o NewsMuseum, na área dos media e comunicação, está nomeado entre 34 candidatos.

A European Museum Academy atribui ainda as distinções da Fundação Luigi Micheletti — que reconhece a excelência europeia nas componentes científicas e industriais aplicadas à museologia — e do Dasa Working World Exhibition, que destaca os museus que investem na promoção e partilha de conhecimento junto do público.

Localizado em Sintra, o NewsMuseum, com uma forte componente digital e tecnológica, completou o primeiro aniversário a 25 abril de 2017.

O museu venceu três prémios da Associação Portuguesa de Museologia, na edição deste ano, nas categorias de Aplicação e Gestão de Multimédia, Investigação e Trabalho Jornalístico/Media.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR