Todas as regiões do continente e arquipélagos da Madeira e Açores apresentam, esta segunda-feira, risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

São temperaturas “perfeitamente naturais nesta altura do ano”, assegura ao Observador Vânia Lopes, do Gabinete de Comunicação do IPMA. A partir de quarta-feira, alguns distritos do Alentejo podem chegar aos 39/40 graus. “[A temperatura] Começa a subir na terça-feira e a tendência é para se manter”. O pico deve acontecer a meio da semana.

O Instituto recomenda para as regiões com risco ‘muito elevado’ o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo na região Sul a partir do meio da manhã e nas regiões Norte e Centro a partir do início da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral das regiões Norte e Centro até ao início da manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, a partir do final da manhã, e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, nas vertentes norte e terras altas, vento moderado do quadrante norte, tornando-se forte de nordeste nas terras altas a partir do fim da tarde. O Instituto prevê para os Açores, céu geralmente pouco nublado e vento fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 16 e 24, em Vila Real entre 13 e 29, em Viseu entre 11 e 27, em Bragança entre 13 e 30, em Coimbra entre 15 e 25, em Castelo Branco entre 14 e 31, em Santarém entre 16 e 27, em Portalegre entre 12 e 30, em Évora entre 14 e 31, em Beja entre 13 e 31 e em Faro entre 17 e 31.